Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 24 de Junho de 2021 às 16:52

Prefeitura elabora plano para fortalecer potencialidades turísticas de Porto Alegre

Proposta busca posicionar a capital gaúcha no mercado turístico

Proposta busca posicionar a capital gaúcha no mercado turístico


MARCO QUINTANA/JC
Com o objetivo de posicionar Porto Alegre no mercado turístico, a prefeitura da Capital elabora, em parceria com o Sebrae/RS, um plano de marketing turístico para a cidade. O projeto busca estabelecer diretrizes e estratégias para fortalecer o município como destino para visitantes.
Com o objetivo de posicionar Porto Alegre no mercado turístico, a prefeitura da Capital elabora, em parceria com o Sebrae/RS, um plano de marketing turístico para a cidade. O projeto busca estabelecer diretrizes e estratégias para fortalecer o município como destino para visitantes.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), o plano consolidado será apresentado no dia 8 de julho, reunindo estudo de mercado e análise da situação de Porto Alegre enquanto destino. Serão avaliados a oferta turística existente, as estratégias de promoção, o posicionamento em relação a destinos concorrentes, entre outros pontos. Também serão realizados workshops com grupos ligados ao setor.
Nesta quinta-feira (24), ocorreu o primeiro deles, com a participação do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha), do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas) e de representantes do Pacto Alegre, que reúne instituições de ensino, governo, iniciativa privada e sociedade civil para estimular o empreendedorismo colaborativo.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Capital Rodrigo Lorenzoni, o estudo será fundamental para nortear as ações estratégicas voltadas ao turismo. “Porto Alegre tem potencial para tornar o turismo um forte eixo do desenvolvimento econômico. Cabe ao poder público atuar como articulador junto ao setor privado", destacou.
Foram apresentadas no encontro as três primeiras etapas do estudo de mercado e de análise, com dados coletados junto a entidades representativas do segmento. Entre os pontos considerados estiveram o número de viajantes que vêm à Capital, o tempo de permanência na cidade e local de origem.
Também foi divulgada uma pesquisa online que comparou Porto Alegre a polos tradicionais de turismo, como Florianópolis, Curitiba, Gramado e Buenos Aires, e em relação a como eles se posicionam e são avaliados pelas atrações que oferecem. Para isso, profissionais de áreas como hotelaria, eventos, operadoras e agências de viagens foram consultados.
De acordo com a coordenadora estadual da Economia Criativa e Turismo do Sebrae/RS, Amanda Paim, a pesquisa apontou as "forças e fraquezas "da Capital. “Porto Alegre demonstra uma capacidade ainda pouco explorada de divulgação e promoção do turismo. Por outro lado, o estudo também revelou um grande potencial para os nossos cenários naturais, turismo esportivo, náutico e de eventos”, ressaltou.
Nesta sexta-feira (25), complementando as ações de desenvolvimento turístico, a prefeitura lançará o Selo Safe Travels, que certifica Porto Alegre como destino turístico seguro durante a pandemia. Para alcançar a certificação, foram adotados normas e protocolos de controle e combate à Covid -19, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde.
Entre as regras consideradas estão medidas de distanciamento, obrigatoriedade de uso de máscaras em todos os ambientes compartilhados, disponibilização e utilização constante de álcool gel, além de limpeza e desinfecção de ambientes. “Obter esse selo é uma conquista muito importante, uma vez que a preocupação com a segurança sanitária e a retomada econômica são nossas prioridades. Os principais destinos turísticos do mundo também já receberam o Safe Travels e agora Porto Alegre passa a fazer parte dessa lista”, completou Lorenzoni.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO