Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 15 de Junho de 2021 às 19:18

Codesul quer plano de desenvolvimento regional

Reunião no Piratini definiu ações conjuntas nas áreas de saúde e investimentos

Reunião no Piratini definiu ações conjuntas nas áreas de saúde e investimentos


ITAMAR AGUIAR/DIVULGAÇÃO/JC
Carlos Villela
Ações unificadas para aprimorar o sistema de saúde e o desenvolvimento econômico a longo prazo foram pautas da reunião dos governadores dos estados membros do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) no Palácio Piratini nesta terça-feira (15).
Ações unificadas para aprimorar o sistema de saúde e o desenvolvimento econômico a longo prazo foram pautas da reunião dos governadores dos estados membros do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) no Palácio Piratini nesta terça-feira (15).
Além do anfitrião, Eduardo Leite (PSDB), o evento contou com a participação dos governadores de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL); do Paraná, Ratinho Júnior (PSD); e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), e marcou os 60 anos de atividade do Codesul. Os três estados da região Sul mais o Mato Grosso do Sul integram o Codesul, atualmente presidido por Ratinho Júnior.
Um dos temas discutidos na reunião foi a crise hospitalar decorrente da Covid-19. Os governadores apresentaram os resultados de cada estado nas ações de combate à pandemia e também em relação à vacinação. Atualmente, o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul disputam o primeiro lugar entre as unidades da federação com vacinação mais adiantada.
No encontro, ficou decidido que será encaminhado ao Ministério da Saúde uma proposta para que se elabore uma ata global de unificação de preços de produtos como medicamentos, insumos e equipamentos hospitalares para adesão dos estados, assim como uma discussão sobre um possível plano nacional para dar respostas às demandas médicas não-relacionadas à pandemia. De acordo com o governador do Mato Grosso do Sul, a busca por cirurgias e outros procedimentos eletivos de saúde ficou represada durante a pandemia, tanto pelas restrições quanto pela própria indisponibilidade de hospitais sobrecarregados no combate à Covid-19.
De acordo com os governadores, excluindo os recursos destinados aos leitos de UTIs, há uma falta de repasses por parte do Ministério da Saúde para financiar os hospitais, já sobrecarregados por conta da pandemia. “Esse é um dos pontos que receberá mais atenção junto ao governo federal para que sejam garantidos recursos adicionais para gestão dos nossos sistemas de saúde em função da alta demanda”, afirmou Leite.
Além disso, o Codesul aprovou uma proposta para desenvolver um plano de desenvolvimento integrado dos quatro estados até 2040. O projeto é elaborado a partir do uso de dados públicos, análise de planos governamentais, mobilização de especialistas de cada região e articulação entre equipes do Codesul e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O planejamento foi realizado pela empresa de consultoria em gestão MacroPlan.
De acordo com Ratinho Júnior, o encontro foi importante para reafirmar compromissos dos quatro estados com o planejamento. “Se os Índices de Desenvolvimento Humano são melhores e se os estados do Sul estão em situações melhores que outras regiões do Brasil, é porque se colocou, há 60 anos, a cultura do planejamento”, afirmou o governador paranaense, fazendo referência às seis décadas de fundação do BRDE, comemoradas nesta terça-feira.
Após a aprovação do plano, ele será executado por uma consultoria técnica que vai definir eixos prioritários e propor indicadores para acompanhar os resultados. A expectativa é que, com esse planejamento, se aumente o desenvolvimento econômico dos quatro estados. “Estamos olhando para os próximos 20 anos, identificando os setores econômicos para os quais somos vocacionados, transformações que devem acontecer e, portanto, as agendas que nossos Estados devem promover”, disse Leite.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO