Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 30 de Abril de 2021 às 03:00

Financiamento às empresas cresce em março, mas cai para as famílias

Em meio ao agravamento da pandemia de Covid-19, os bancos concederam 10,1% a mais em empréstimos às empresas em março na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC). Para as famílias, entretanto, houve queda de 4% no período. Os novos empréstimos somaram R$ 407,1 bilhões em março.
Em meio ao agravamento da pandemia de Covid-19, os bancos concederam 10,1% a mais em empréstimos às empresas em março na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC). Para as famílias, entretanto, houve queda de 4% no período. Os novos empréstimos somaram R$ 407,1 bilhões em março.
A linha de capital de giro de curto prazo, muito demandada no início da pandemia porque as empresas precisavam fazer caixa para enfrentar o lockdown, cresceu 99% em março. Segundo o chefe do departamento de estatísticas do BC, Fernando Rocha, parte disso é fruto de rolagem, quando o cliente renova seus créditos.
"Como a situação econômica é diferente de março do ano passado, quando havia mais incerteza e as empresas precisavam de mais recursos disponíveis, elas rolaram apenas parte desse crédito, tanto é que mesmo com o aumento no mês, o montante é bem inferior ao observado no mesmo mês do ano passado" afirmou. "Mas não dá para dizer quanto disso foi de demanda nova em decorrência da segunda onda da pandemia ou de rolagem maior pelo mesmo motivo", continuou.
As empresas buscaram crédito em modalidades ligadas ao consumo, como desconto de duplicatas, com alta de 58,7%, e antecipação de recebíveis, 23,3%. As linhas precisam de vendas para gerar garantia. A concessão desse tipo de crédito normalmente aumenta em meses que fecham o trimestre. "É um movimento sazonal, natural do fluxo das empresas. No próximo mês deve haver redução", disse Rocha.
Financiamentos para comércio exterior também subiram em março. Crédito para importação subiu 28,4% e para exportação, 57,3%. Para repasse externo houve aumento de 281,3% e ACC (Adiantamento sobre Contrato de Câmbio), de 128,2%. "Essas modalidades sofrem impacto da variação cambial. Em março do ano passado as empresas aproveitaram a desvalorização para adiantar os créditos e provavelmente elas avaliaram que agora também seria um momento propício, o que não deve se repetir nos próximos meses", ressaltou.
As companhias também recorreram ao cartão de crédito rotativo, quando o cliente não paga o valor total da fatura, que subiu 54,7% no mês. Entre as famílias, houve alta em empréstimos pessoais de 21,1%. Elas também procuraram modalidades mais caras, como cartão de crédito rotativo, que registraram elevação de 11%, e cheque especial, de 14,8%.
Apenas as variações totais dos novos empréstimos foram calculadas de acordo com a sazonalidade, que retira peculiaridades do período, como número de dias úteis a mais ou a menos, para facilitar a comparação. As modalidades são divulgadas pelo BC sem o ajuste. Fevereiro, por exemplo, é um mês mais curto que março e isso impacta na quantidade de crédito concedida no período.
Rocha destacou que em março o efeito da pandemia é observado também na base de comparação, em março de 2020. "Dessa forma, teremos redução porque naquele mês houve muita demanda por crédito", disse. O técnico do BC ponderou que, como o período é atípico, a dessazonalização está mais volátil. "Mesmo os dados dessazonalizados apresentam grande variação", afirmou. "Quando dessazonalizamos as modalidades, em pessoas físicas vemos queda em financiamento de veículos e de cartão de crédito à vista, por exemplo", explicou Rocha. No acumulado dos 12 meses, as concessões de crédito cresceram 0,9%.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO