Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

varejo

- Publicada em 22 de Março de 2021 às 21:29

Reabertura de lojas traz alívio para os comerciantes de Porto Alegre

Apesar da chuva insistente, consumidor retornou ao Centro da Capital nesta segunda-feira

Apesar da chuva insistente, consumidor retornou ao Centro da Capital nesta segunda-feira


MARIANA ALVES/JC
Com o retorno da cogestão no Estado, Porto Alegre adotou as regras da bandeira vermelha do distanciamento controlado. Com isso, desde ontem, está permitida a reabertura do comércio não essencial, que pode funcionar de segunda à sexta-feira, das 5h às 20h. Das 20h às 5h, assim como aos sábados, domingos e feriados, os estabelecimentos devem ficar fechados e atender somente por delivery.
Com o retorno da cogestão no Estado, Porto Alegre adotou as regras da bandeira vermelha do distanciamento controlado. Com isso, desde ontem, está permitida a reabertura do comércio não essencial, que pode funcionar de segunda à sexta-feira, das 5h às 20h. Das 20h às 5h, assim como aos sábados, domingos e feriados, os estabelecimentos devem ficar fechados e atender somente por delivery.
A permissão levou alívio para quem representa o setor e aguardava uma decisão favorável da justiça no fim de semana. Na segunda-feira, nem a chuva fraca impediu o movimento de pessoas pelo Centro de Porto Alegre. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Irio Piva, considera a reabertura muito importante para tentar manter empresas ativas e empregos protegidos, já que, neste momento, não foi possível suspender contratos de funcionários. "A situação do empresário estava ficando crítica. A retomada era uma necessidade", afirma.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Paulo Kruse, a flexibilização atende às expectativas dos lojistas, que precisavam reabrir, mesmo sabendo que as vendas não terão o volume esperado. O representante sindical explica que a medida representa um pequeno fôlego para pagar os salários dos funcionários e antecipar uma retomada do comércio, que ocorrerá de forma lenta e gradativa.
Apesar de satisfeito com a reabertura, Piva ressalta a necessidade de haver maior previsibilidade para o setor. O presidente da CDL POA afirma que isso faz com que muitos comerciantes tenham grandes prejuízos. Cita, como exemplo, as lojas de vestuário, que se preparam para comercializar roupas de uma determinada estação e permanecem com os produtos estocados porque não podem abrir.
Piva também destaca que o sábado é um dia muito importante para o varejo porque representa maior volume de vendas. Para ele, poder retomar a abertura aos sábados e domingos, assim como flexibilizar a restrição de horário, são pontos importantes a serem avaliados. "A gente sempre tem que valorizar as conquistas que a gente tem, não dá para só reclamar", afirma o presidente do CDL POA ao avaliar a mudança de cenário em comparação com a semana anterior.
No entendimento de Kruse, após duas semanas seguindo as regras atuais, será possível estender o horário de atendimento. Para isso, será necessário haver diálogo e negociação que, segundo ele, já estão ocorrendo. De acordo com Piva, reuniões estão sendo realizadas todas as semanas. "Falta de diálogo, tanto do governo do Estado quanto da prefeitura, é uma coisa que a gente não pode se queixar", esclarece.
Kruse reconhece que o momento é difícil, mesmo para o consumidor, que pode estar receoso de voltar a circular e fazer compras. Apesar disso, para o presidente do Sindilojas, o papel do comerciante é estar com a loja aberta e oferecendo os produtos - o que será cumprido.
Neste primeiro dia, o movimento no comércio não essencial foi bem abaixo da expectativa. A avaliação, que ainda é considerada preliminar pela CDL POA, destaca que as lojas de rua tiveram um desempenho um pouco melhor do que as que ficam em shoppings centers, talvez por medo das pessoas de frequentarem locais fechados.

Confira as principais normas da bandeira vermelha

Supermercados: Permitido receber clientes de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h. Das 22h às 5h, apenas delivery. Sábado, domingo e feriado pode receber clientes das 5h às 22h. Das 22h às 5h, apenas delivery.
Restaurantes, bares, lanchonetes: Permitido receber clientes presencialmente de segunda a sexta-feira, com restrições, das 5h às 18h. Liberadas pegue e leve e drive-thru entre as 5h e as 20h. Sábado, domingo e feriado: fechados para clientes presenciais. Liberado pegue e leve e drive-thru entre as 5h e as 20h. Tele-entrega sem restrições de horário. Lotação máxima de 25%. Distanciamento de dois metros entre as mesas. Máximo de quatro pessoas por mesa. Proibido música ao vivo.
Farmácias: Permitido receber clientes todos os dias da semana sem restrições de horário, desde que com restrições de distanciamento. Tele-entrega sem restrições de horário.
Comércio e serviços essenciais: Permitido receber clientes de segunda a sexta-feira, com restrições de distanciamento. Sábado, domingo e feriado: permitido funcionar, com restrições de distanciamento. Tele-entrega sem restrições de horário. Presença máxima de uma pessoa para 8 metros de área. Horário preferencial para quem pertence a grupo de risco.
Comércio não essencial: Permitido receber clientes presencialmente de segunda a sexta-feira, com restrições, das 5h às 20h. Das 20h às 5h, somente delivery. Sábado, domingo e feriado: fechado, somente delivery. Tele-entrega sem restrições de horário. Presença máxima de uma pessoa para 8 metros de área. Horário preferencial grupo de risco.