Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 02 de Março de 2021 às 03:00

Índice de confiança de empresários gaúchos registra alta em fevereiro

 Maioria dos fabricantes mantém otimismo para os próximos seis meses

Maioria dos fabricantes mantém otimismo para os próximos seis meses


/LUIZA PRADO/JC
Fabricantes gaúchos estão mais otimistas, após desânimo que resultou na queda do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI/RS) em janeiro deste ano.
Fabricantes gaúchos estão mais otimistas, após desânimo que resultou na queda do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI/RS) em janeiro deste ano.
Utilizado para avaliar, na visão dos empresários, a situação atual e as expectativas da economia brasileira e da própria empresa, o ICEI/RS, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), voltou a crescer em fevereiro, passando de 0,5 para 62,8 pontos. A pesquisa foi realizada em 185 empresas, sendo 37 pequenas, 59 médias e 89 grandes, entre 1º e 11 de fevereiro. 
De acordo com o levantamento, a indústria gaúcha manteve a visão positiva sobre a economia brasileira, mesmo com a redução de 57,1 para 54,8 pontos no período.
Em fevereiro, 37% dos empresários afirmaram melhora no cenário, enquanto 17,9% tinham opinião contrária. A percepção sobre as próprias empresas também ficou menos favorável, com o Índice de Condições Atuais das Empresas recuando de 61,1 (em janeiro) para 60 pontos em fevereiro.
O ICEI-RS varia de zero a 100 pontos e é composto pelos índices de Condições Atuais e de Expectativas. O primeiro caiu pelo segundo mês consecutivo em fevereiro, atingindo 58,2 pontos, ante 59,8 em janeiro. Ainda assim a avaliação é favorável, uma vez que valores acima de 50 indicam condições melhores.
Para os próximos seis meses, o otimismo dos empresários é alto, segundo o levantamento de fevereiro: o Índice de Expectativas atingiu 65,1 pontos superando em 1,6 o mês de janeiro. Já o de Expectativas da Economia Brasileira cresceu de 3,2 para 61,3 pontos. A maioria dos entrevistados (53,3%) se disse otimista, enquanto 8,2% afirmou estar pessimista frente ao cenário futuro.
Também foi disseminado o otimismo com relação ao futuro das empresas. O Índice de Expectativas subiu e 66,1 para 67,1 pontos de janeiro para fevereiro.
"A confiança elevada na indústria no mês reflete não apenas o forte e contínuo aumento na atividade desde maio do ano passado, mas, principalmente as perspectivas positivas dos empresários gaúchos", avalia o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry.
O dirigente destaca que os empresários gaúchos estão inclusive mais confiantes que os brasileiros: o ICEI-BR, divulgado pela CNI, fechou em 59,5 pontos.  "Mas as incertezas, sobretudo com relação ao auxílio emergencial e aos aumentos dos casos de Covid-19 e dos preços das matérias-primas, que reduziram a confiança em janeiro, seguem no cenário e podem voltar a impactar nos próximos meses", pondera Petry.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO