Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 05 de Novembro de 2020 às 13:07

Clientes do Banrisul poderão acessar diretamente serviços digitais estaduais e federais

Coutinho (alto, à direita) garantiu que a operação de acesso é segura e segue proteção do banco

Coutinho (alto, à direita) garantiu que a operação de acesso é segura e segue proteção do banco


BANRISUL/DIVULGAÇÃO/JC
Patrícia Comunello
A ordem é simplificar e agilizar a vida dos gaúchos. Nesta sexta-feira (6), clientes do Banrisul poderão usar as credenciais de acesso ao banco para utilizar os serviços digitais dos portais rs.gov.br, do governo estadual, e gov.br, do governo federal. A novidade entra no ar às 13h, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (5) em live integrada do banco, Estado e representante do governo digital da União.
A ordem é simplificar e agilizar a vida dos gaúchos. Nesta sexta-feira (6), clientes do Banrisul poderão usar as credenciais de acesso ao banco para utilizar os serviços digitais dos portais rs.gov.br, do governo estadual, e gov.br, do governo federal. A novidade entra no ar às 13h, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (5) em live integrada do banco, Estado e representante do governo digital da União.
Ao entrar nas duas plataformas, o usuário terá, ao clicar no banner para acessar os serviços, a opção de fazer a habilitação pelo ícone do banco, que vai aparecer na tela. Hoje, caso alguém acesse, já vê nas áreas de serviços digitais, a logomarca do Banco do Brasil, primeira instituição a integrar os sistemas para uso dos serviços. 
"Todos os clientes poderão acessar os portais para resolver as suas demandas, com segurança", garantiu o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho. "Não precisa mais cadastro e senhas. O caminho é a integração." A área de tecnologia do banco estadual atuou nos processos para permitir a conexão, sem riscos de expor informações do banco ou mesmo do acesso aos serviços.
Segundo Coutinho, o banco registra 940 mil transações diárias em meios digitais, mas a aposta é de aumento desse volume com a associação às duas plataformas. "Temos 4 milhões de correntistas, mas muitos não usam as ferramentas digitais. Agora ele vai poder usar a mesma certificação de cliente, a mesma para serviços financeiros do banco", esclarece.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/05/206x137/1_governo_digital_plataforma_acesso_rs_gov_br_jornal_do_come_rcio-9181779.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5fa452f5981d6', 'cd_midia':9181779, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/05/governo_digital_plataforma_acesso_rs_gov_br_jornal_do_come_rcio-9181779.jpg', 'ds_midia': 'Governo digital  - site de serviços digitais - tela onde usuário pode fazer credenciais pelo banco - Rio Grande do Sul - cidadão', 'ds_midia_credi': 'RS.GOV.BR/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Governo digital  - site de serviços digitais - tela onde usuário pode fazer credenciais pelo banco - Rio Grande do Sul - cidadão', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '359', 'align': 'Left'}
Na tela de acesso aos serviços digitais, o usuário vai poder usar as credenciais do seu banco, BB (que já tem) e Banrisul 
O Estado está integrado ao gov.br há um ano. Hoje mais da metade dos serviços estaduais estão disponíveis em canal digital para os gaúchos. São cerca de 230, segundo a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão Estratégica. O total é de 420 serviços em diversas frentes, da área da Segurança Pública, Educação, Saúde e Fazenda.
O titular da pasta, Claudio Gastal, projeta que a tendência é de ampliar a oferta. "A meta do governo é tirar o Rio Grande do Sul da era analógica para a digital. É o governo na palma da mão", resume Gastal. "A transformação digital não é só por custos e eficiência, mas para uma nova relação com o cidadão e como servir as pessoas", observou o secretário estadual. 
A ideia de ter tudo mais rápido também busca aproximar a resolução de demandas tanto em nível estadual como federal. Ao entrar na plataforma digital estadual, o ambiente já mostra a conexão ao gov.br. 
O secretário Nacional de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, que participou da live, destacou que a prioridade número 1 do governo é a transformação digital dos serviços públicos. Segundo Monteiro, hoje mais de 3,6 mil serviços federais são acessados pelo canal digital, respondendo por 62% da oferta total. Mais de 82 milhões de pessoas estão cadastradas na base para usar os serviços. 
Monteiro adiantou que a primeira etapa da integração é permitir que o acesso pelo canal do banco, e, em um segundo estágio, deve contar com a possibilidade de as instituições financeiras usarem as credenciais biométricas dos cadastrados. O secretário da área do Governo Digital tranquilizou ainda que "todo o tráfego é criptografado", para proteger os dados do cidadão.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO