Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 19 de Setembro de 2020 às 12:03

Sebrae RS lança plataforma digital para promover roteiros turísticos gaúchos

Campos de Cima da Serra é uma das regiões abrangidas pela iniciativa

Campos de Cima da Serra é uma das regiões abrangidas pela iniciativa


SOLANGE BRUM./DIVULGAÇÃO/JC
No domingo (20), dia em que é celebrada a Revolução Farroupilha, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas RS (Sebrae RS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Comitê da Retomada do Turismo RS, lançará uma plataforma que pretende inovar o cenário turístico gaúcho. A iniciativa Viva o RS (www.vivaors.com.br) tem como proposta ser uma feira virtual promocional dos melhores roteiros turísticos do Estado.
No domingo (20), dia em que é celebrada a Revolução Farroupilha, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas RS (Sebrae RS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Comitê da Retomada do Turismo RS, lançará uma plataforma que pretende inovar o cenário turístico gaúcho. A iniciativa Viva o RS (www.vivaors.com.br) tem como proposta ser uma feira virtual promocional dos melhores roteiros turísticos do Estado.
Disponível para o público por 40 dias e com diversas parcerias, as atrações serão organizadas por regiões e por estilos de viagem, dando maior autonomia e liberdade ao usuário e ajudando o comércio turístico local, pois gera tráfego para agências e receptivos venderem os pacotes.
Além disso, a plataforma conta com uma avançada assistente digital de viagens, que oferece dicas e sugestões personalizadas de acordo com o perfil e a experiência de cada visitante.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, afirma que a Sedetur está ao lado de mais uma ação que visa valorizar toda a aptidão e vocação turística do Rio Grande do Sul. Segundo Lorenzoni, ações como essas são fundamentais para a retomada do turismo de forma segura e para o aquecimento do setor e da economia do Estado.
De acordo com a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae RS, Amanda Bonotto Paim, os roteiros nessas regiões contemplam os diferentes perfis de viajantes. A diversidade de estilos de turismo e a referência em hospitalidade são um convite a viajar pelo Estado sem descuidar dos protocolos de segurança sanitária. Há diversas alternativas de roteiros para todos que querem descobrir ou redescobrir os encantos do Rio grande do Sul.
REGIÕES CONTEMPLADAS
 
 
• Porto Alegre
A capital dos gaúchos é um destino de negócios e eventos, com uma atraente e dinâmica vida cultural e muitas opções de lazer.
• Hortênsias
Destino mais visitado do Rio Grande do Sul e um dos melhores destinos brasileiros, de acordo com a imprensa especializada. Destaque especial para os eventos Natal Luz e Sonho de Natal, em Gramado e Canela.
• Uva e Vinho
A arquitetura, a história e a gastronomia típicas da imigração italiana constroem o ambiente da Serra Gaúcha. As encostas desenhadas pelos vinhedos e as charmosas instalações das vinícolas abrem suas portas e recebem, como ninguém, para a experiência mais tradicional e atraente do mundo: a degustação dos vinhos e espumantes, a harmonização, a gastronomia.
• Campos de Cima da Serra
Programas de ecoturismo e aventura que garantem experiências e emoções na impactante paisagem dos cânions nos parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral.
• Rota das Missões
Destaque para o Patrimônio Cultural da Humanidade, o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo e as ruínas das igrejas transmitem a energia e a emoção de uma volta ao passado, aos séculos 17 e 18, e constituem o mais representativo conjunto arquitetônico dos antigos Sete Povos das Missões em território brasileiro.
• Costa Doce
A beleza arquitetônica da imigração ibérica em uma região tocada pela imensidão das águas lagunares e pela costa oceânica, destino de sol e praia consagrado por gaúchos, uruguaios e argentinos.
• Vale do Paranhana
A emoção da aventura no ar, nas montanhas e nas corredeiras do Paranhana, o bem-estar, o autoconhecimento e a transcendência da meditação budista. Tudo em meio à natureza da Mata Atlântica.
• Vale Germânico
Símbolo maior e berço da imigração alemã, quase dois séculos depois, São Leopoldo é o ponto de partida da Rota Romântica, um percurso rodoviário inspirado na experiência da Baviera, sul da Alemanha, que oferece belas paisagens, cultura e hospitalidade.
• Vale do Taquari
O slogan “Vale do Acolhimento – venha explorar nossos caminhos” apresenta o que a região tem de melhor: várias opções de roteiros culturais e rurais, como o Caminho dos Moinhos, Caminhos da Forqueta, Vale Encantado, Rota da Erva-Mate e Rota Germânica, entre outros.
• Pampa Gaúcho e Fronteira
A fronteira e os vastos campos do Pampa Gaúcho já foram palco da história do Rio Grande do Sul. Guerras entre índios, espanhóis e portugueses, batalhas para defender as fronteiras, lutas pelos ideais libertários dos gaúchos; capítulos que ajudaram na formação da tradição e identidade do Estado, das quais resultou o atual mapa do Rio Grande do Sul.
Turismo responsável
 
 
As principais dicas são:
• Sejam conscientes: só viajem com a saúde 100% em dia;
• Cuidem-se: ao se deslocar, é fundamental que sejam mantidas as precauções de higiene e prevenção;
• Escolha destinos favoráveis: a baixa concentração de habitantes por km² é um bom aliado do distanciamento social;
• Planeje com antecedência: os estabelecimentos estão preparados, e as regras estabelecidas pelos órgãos oficiais devem ser cumpridas para a segurança de todos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO