Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 23 de Junho de 2020 às 08:12

Bolsas asiáticas fecham em alta após Trump reafirmar acordo comercial EUA-China

Depois do anúncio, Xangai Composto avançou 0,18%, a 2.970,62 pontos

Depois do anúncio, Xangai Composto avançou 0,18%, a 2.970,62 pontos


FRED DUFOUR/AFP/JC
Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta terça-feira (23), após o presidente dos EUA, Donald Trump, reafirmar que o acordo comercial preliminar de Washington com a China permanece em vigor.
As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta terça-feira (23), após o presidente dos EUA, Donald Trump, reafirmar que o acordo comercial preliminar de Washington com a China permanece em vigor.
O índice acionário japonês Nikkei subiu 0,50% em Tóquio, a 22.549,05 pontos, enquanto o chinês Xangai Composto avançou 0,18%, a 2.970,62 pontos, e o Hang Seng se valorizou 1,62% em Hong Kong, a 24.907,34 pontos.
Em tuíte publicado durante a madrugada, Trump garantiu que o acordo comercial "de fase 1" dos EUA com os chineses continua "integralmente intacto". "Tomara que eles continuem a seguir os termos do acordo!", acrescentou o presidente.
O gesto de Trump veio após o assessor de comércio da Casa Branca, Peter Navarro - um notório crítico da China -, dizer em entrevista à Fox News que o acordo havia "acabado". Posteriormente, Navarro tentou esclarecer seus comentários, alegando ao The Wall Street Journal que haviam sido "totalmente tirados de contexto".
"Eles não tiveram nada a ver com a fase 1 do acordo comercial, que continua em vigor", afirmou Navarro. "Eu estava simplesmente falando sobre a falta de confiança que temos agora em relação ao Partido Comunista Chinês após eles mentirem sobre as origens do vírus chinês e impingirem uma pandemia ao mundo", completou, referindo-se ao coronavírus. A fala inicial de Navarro pesou nos mercados asiáticos, que abriram os negócios desta terça em baixa antes de se recuperarem.
Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi avançou 0,21% em Seul, encerrando o pregão a 2.131,24 pontos, o Shenzhen Composto - índice chinês de menor abrangência - subiu 0,56%, a 1.947,45 pontos, e o Taiex registrou ganho de 0,34% em Taiwan, a 11.612,36 pontos.
Ainda que tenha ficado em segundo plano, o coronavírus permanece no radar, após voltar a ganhar força nos EUA em meio ao processo de reabertura da economia local, e o recente ressurgimento da Covid-19 em Pequim, a capital chinesa.
Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o tom positivo da região asiática, e o S&P/ASX 200 teve modesta valorização de 0,17% em Sydney, a 5.954,40 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO