Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 22 de Junho de 2020 às 16:21

IBGE aponta queda histórica nas vendas do varejo gaúcho no mês de abril

Por conta da pandemia, vendas do comércio varejista caíram 27,69% em abril

Por conta da pandemia, vendas do comércio varejista caíram 27,69% em abril


maria ana krack - pmpa/divulgação/jc
O mês de abril registrou a pior queda da história nas vendas do comércio varejista do Rio Grande do Sul, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na relação com igual período de 2019, a retração foi de 27,69%, e, na comparação com março deste ano, o recuo chegou a 17,4%.
O mês de abril registrou a pior queda da história nas vendas do comércio varejista do Rio Grande do Sul, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na relação com igual período de 2019, a retração foi de 27,69%, e, na comparação com março deste ano, o recuo chegou a 17,4%.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch, destaca que a gravidade dos indicadores levaram as vendas no comércio gaúcho a um patamar de consumo similar ao registrado em abril de 2009.
"Esta situação ocorreu exclusivamente em função das determinações do governo estadual e de vários municípios de fecharem a maioria dos estabelecimentos comerciais, dentro de uma equivocada estratégia de combater a pandemia do coronavirus no Rio Grande do Sul", analisa Koch.
O impedimento do funcionamento das lojas em abril levou ao registro de quase 20 mil demissões no varejo gaúcho, segundo a entidade, número que só não foi maior em função da flexibilização das relações trabalhistas, com a possibilidade da adoção de instrumentos como a interrupção temporária dos contratos de trabalho. A maior queda em termos de gêneros do comércio varejista gaúcho ocorreu no ramo de livrarias e papelarias, totalizando 85,48% a menos na comparação com abril de 2019. Isso aconteceu muito em função do recuo das vendas de material de escritório, uma vez que o setor de serviços, principal comprador, também ficou impedido de exercer atividades.
O segundo maior desempenho negativo nas vendas em abril ficou com o ramo de vestuário, calçados e tecidos, que registrou queda de 78,4%. "Esta foi a atividade varejista mais prejudicada pelas medidas de isolamento social. O fechamento das lojas ocorreu bem na época de grande concentração de vendas, em função da aproximação dos meses mais frios no Rio Grande do Sul e de datas comemorativas nos primeiros dias de maio, em especial o Dia das Mães", avalia o presidenta da FCDL-RS.
Já as lojas de veículos e os estabelecimentos que vendem artigos pessoais e cosméticos tiveram redução de 62% nas vendas em abril, comparado com o mesmo mês de 2019. Móveis e eletrodomésticos tiveram queda de 39,88%; material de construção de 31,79%, e produtos de informática e para escritório redução de 20,85% nas vendas em abril. As vendas de combustíveis caíram 13,74% e de produtos farmacêuticos recuaram 72,6%. Embora esses ramos estivessem com lojas abertas no período de isolamento social, a queda nas vendas dos combustíveis, por exemplo, se deu em função da própria redução da mobilidade das pessoas. "O recuo das vendas de produtos farmacêuticos é preocupante, na medida em que pode ser o primeiro indicativo da falta de renda das pessoas, decorrente da parada da economia, impossibilitando o consumo de produtos essenciais para elas", diz Koch.
O único ramo do varejo gaúcho a registrar o crescimento em abril foi o de hiper e supermercados, com alta de 4,9% em relação ao mesmo mês de 2019. Essas lojas ficaram predominantemente abertas, sendo que no caso dos hipermercados houve a possibilidade dos consumidores adquirirem outros produtos, além dos gêneros alimentícios. Isso, na avaliação da FCDL-RS, foi uma distorção competitiva, uma vez que as lojas de roupas, calçados, linha branca e eletroeletrônicos estavam obrigatoriamente fechadas.
Com relação aos indicadores a serem apurados sobre as vendas em maio, a previsão da entidade é de que possam ser um pouco melhores, em função da flexibilização do isolamento social em várias cidades gaúchas, ainda que em patamares bem inferiores às vendas registradas em maio de 2019.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO