Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 20 de Junho de 2020 às 12:35

Porto Alegre: Sindilojas e e Sindec cobram ações da Prefeitura no combate à Covid-19

Sindicatos apontam falta de iniciativas mais rígidas para evitar aglomerações em parques

Sindicatos apontam falta de iniciativas mais rígidas para evitar aglomerações em parques


MARCO QUINTANA/JC
Em carta enviada nesta sexta-feira (19) para o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) ressaltam sua insatisfação com as medidas de combate à Covid-19 na Capital.
Em carta enviada nesta sexta-feira (19) para o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) ressaltam sua insatisfação com as medidas de combate à Covid-19 na Capital.
As entidades representantes do setor cobram por iniciativas que façam jus às rígidas restrições estabelecidas em decreto para locais de comércio, como a orientação, de forma efetiva, à população, a fim de evitar aglomerações no uso de parques e praças. Outro ponto abordado na carta é a insegurança à qual ficam submetidos os trabalhadores que necessitam utilizar o transporte público para se locomover, visto que houve a diminuição das frotas de ônibus na cidade.
Nesta sexta-feira, o número de doentes de coronavírus em Porto Alegre chegou a 89, quase o dobro frente ao começo de junho. Grandes instituições como o Hospital Conceição estão com quase de 100% de lotação. A situação, que provocou o fechamento de setores no comércio, fez Marchezan pedir a prefeitos da Região Metropolitana que tomassem medidas mais rígidas, gerando críticas.
Marchezan advertiu que a velocidade da demanda de doentes é alimentada por infectados em Porto Alegre (pouco mais de 40% em leitos) e média de 60% vindos do entorno e interior. Ele tentou se reunir com prefeitos de outras cidades da Região Metropolitana para tratar da questão.
Confira abaixo o texto do documento na íntegra do Sindilojas e Sindec:
“Carta ao sr. Prefeito Municipal de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior:
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre manifestam a sua insatisfação em relação às medidas adotadas pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre para combater a disseminação de coronavírus entre a população. As Entidades questionam o sr. Prefeito, Nelson Marchezan Júnior, quanto a não proibição da circulação e aglomeração de pessoas em praças e parques, assim como a redução de horários do transporte público, condução utilizada pela maioria dos trabalhadores do comércio, que ficam, nesta situação, ainda mais expostos ao vírus e à insegurança na Capital.
Ambas as ações são consideradas preocupantes e incoerentes por parte dessas Entidades, uma vez que o intuito seja frear o aumento de casos da doença. Por outro lado, é exigido dos comerciantes e dos trabalhadores do setor o cumprimento rigoroso dos protocolos de segurança nas lojas, ficando estes sujeitos ao risco de fechamento e paralização das atividades, enquanto a população em geral não recebe os limites necessários para respeitar as orientações para combate à pandemia.
Como representantes de um dos setores mais afetados pela crise da Covid-19, o Sindilojas Porto Alegre e o Sindec-POA solicitam, portanto, que o sr. Prefeito Municipal de Porto Alegre analise as questões citadas em busca de medidas mais eficazes para o objetivo prioritário neste momento, que é assegurar a saúde de todos e eliminar a Covid-19. As Entidades sugerem, ainda, que sejam disponibilizados pela Prefeitura da Capital testes rápidos de coronavírus para os trabalhadores e empregados dos setores envolvidos, visando garantir a saúde dessas pessoas, de seus familiares e clientes.
Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre
Nilton Neco Souza da Silva, presidente do Sindec-POA”
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO