Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 11 de Maio de 2020 às 17:32

Modelo de distanciamento permite retomada dos trabalhadores domésticos, esclarece Eduardo Leite

Decreto permitirá volta ao trabalho de um funcionário por residência

Decreto permitirá volta ao trabalho de um funcionário por residência


JOÃO MATTOS/ARQUIVO/JC
Fernanda Crancio
Uma correção ao decreto do distanciamento controlado, a ser publicada ainda nesta segunda-feira (11), permitirá a retomada dos serviços dos trabalhadores domésticos nas regiões com bandeiras amarela e laranja do Estado. Dessa forma, passa a ser permitido o retorno de um trabalhador por residência (ou até 50% de trabalhadores de determinados locais) nas funções de faxineiros, cozinheiros, motoristas, babás, jardineiros e similares.
Uma correção ao decreto do distanciamento controlado, a ser publicada ainda nesta segunda-feira (11), permitirá a retomada dos serviços dos trabalhadores domésticos nas regiões com bandeiras amarela e laranja do Estado. Dessa forma, passa a ser permitido o retorno de um trabalhador por residência (ou até 50% de trabalhadores de determinados locais) nas funções de faxineiros, cozinheiros, motoristas, babás, jardineiros e similares.
O decreto original do novo modelo, publicado no domingo (10), equivocadamente não liberava a atividade para as regiões de bandeira laranja, apenas nas de bandeira amarela."Houve um erro na planilha lançada e está sendo corrigido, permitindo o trabalho também na bandeira laranja", explicou o governador Eduardo Leite.
Segundo o procurador-geral do Estado, Eduardo Costa, a correção do decreto deve ser publicada ainda ao longo desta segunda-feira, constando a liberação do serviço doméstico, limitada na capacidade de até 50% dos trabalhadores. "Naturalmente, aqueles que são compostos, e é a grande maioria, por apenas um trabalhador doméstico, esse arrendondamento fecha como sendo possível aquele trabalhador atender a família ou serviço doméstico designado", disse Costa.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
O governador salientou que como o modelo de distanciamento controlado ainda é novo, segue sendo monitorado e será avaliado por um comitê técnico de especialistas que se debruçará nas sugestões e críticas, para aperfeiçoá-lo . "O importante é que estamos dando um passo para a melhor convivência entre atividade econômica e a proteção à vida", comentou.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/png/2020/05/11/206x137/1_image__40_-9053738.png', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5eb992b30f319', 'cd_midia':9053738, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/png/2020/05/11/image__40_-9053738.png', 'ds_midia': 'Governador e procurador-geral Eduardo Costa fizeram a live de máscara, nesta segunda-feira ', 'ds_midia_credi': 'FACEBOOK/REPRODUÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Governador e procurador-geral Eduardo Costa fizeram a live de máscara, nesta segunda-feira ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '449', 'align': 'Left'}
Em live realizada nesta segunda-feira, governador e o procurador utilizaram máscara de proteção. Foto Reprodução/JC
O novo decreto, entre outras determinação, regra a forma de fiscalização e limita as condutas nas atividades dos gaúchos, obrigando o uso de máscara em todo o território estadual. Para reforçar essa medida, o próprio governador e o procurador fizeram a live usando o equipamento de proteção. "É o momento de confiarmos na população, por isso o distanciamento possibilita atividades por região, de acordo com as bandeiras", disse Leite, lembrando que no final de semana fez dois meses desde o surgimento do primeiro caso de Covid-19 no Estado.
Leite aproveitou a transmissão para mostrar novamente o site do modelo e destacar algumas de suas principais peculiaridades. "É um modelo inovador, o primeiro estado que avança para isso e, naturalmente, surgirão ajustes ali na frente, o que não significa ceder a pressões. Não  se trata de voltar atrás, mas fazer ajustes de acordo com a realidade", completou.
O procurador-geral reforçou ainda que a fiscalização do cumprimento das medidas será feita pelos municípios, através das autoridades locais e de órgãos de vigilância sanitária, com o apoio do Estado. E, nesse sentido, ressaltou que a participação da população, com denúncias de irregularidades, será fundamental. Segundo ele, o Código Penal prevê como crime o descumprimento de medidas sanitárias preventiva à propagação de doenças contagiosas, como é o caso da pandemia do novo coronavírus.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO