Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 30 de Abril de 2020 às 03:00

Crise tem potencial para reduzir capacidade financeira dos bancos

Depois da pandemia do novo coronavírus, seriam necessários três anos para que o sistema financeiro voltasse a sua atual capacidade financeira, segundo o pior cenário de simulação divulgado nesta quarta-feira pelo Banco Central.
Depois da pandemia do novo coronavírus, seriam necessários três anos para que o sistema financeiro voltasse a sua atual capacidade financeira, segundo o pior cenário de simulação divulgado nesta quarta-feira pelo Banco Central.
Para tentar prever os efeitos da Covid-19 na economia, a autoridade monetária fez um dos testes de estresse mais severos realizados até hoje, segundo o Relatório de Estabilidade Financeira da autoridade monetária. "Fizemos uma série de simulações envolvendo os setores mais afetados pela pandemia, uma análise de 1,6 milhão de empresas e 10 milhões de empregados. O impacto total mais severo seria de R$ 395 bilhões, dependendo da duração da crise. De qualquer forma, mostra que o sistema financeiro tem capacidade de absorver esse impacto", explica o diretor de Fiscalização do BC, Paulo Souza.
O diretor, no entanto, acredita que o impacto real será menor. "O que se percebe é que os efeitos não estão relacionados a fatores de gestão das empresas, os bancos e o governo têm interesse em contribuir, então o impacto será inferior, mas temos de estar preparados", ponderou.
A simulação leva em conta o pior cenário e mostra como os bancos reagiriam. O estudo indicou a necessidade adicional de recursos de aproximadamente R$ 70 bilhões para os bancos voltarem a se enquadrar nos limites de capital regulatório, o equivalente a 7,2% do total do patrimônio do sistema financeiro. No pior cenário, o índice de Basileia, usado para medir o nível de saúde financeira dos bancos, cairia de 19,5 para 15,3.
Segundo o documento, por um lado, o teste de estresse demonstrou que o sistema tem capacidade de recompor os níveis mínimos de capital; por outro, a capacidade de o sistema gerar novos créditos e sustentar o crescimento da economia ficaria temporariamente comprometida.
Os testes de estresse são realizados regularmente com base em cenários que levam em conta piora em indicadores.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO