Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 13 de Março de 2020 às 13:00

Empresas adotam ações de prevenção ao coronavírus no ambiente profissional

Trabalhar de casa passa a ser uma opção oferecida por empresas

Trabalhar de casa passa a ser uma opção oferecida por empresas


/REPRODUÇÃO/JC
Como empresas do meio corporativo estão se prevenindo e como elas devem atuar em caso de suspeita de coronavírus dentro do ambiente profissional? São duas perguntas recorrentes levando-se em conta o estágio em que a doença se encontra, e as medidas não diferem muito do que as pessoas no dia a dia devem tomar para se precaver da infecção.
Como empresas do meio corporativo estão se prevenindo e como elas devem atuar em caso de suspeita de coronavírus dentro do ambiente profissional? São duas perguntas recorrentes levando-se em conta o estágio em que a doença se encontra, e as medidas não diferem muito do que as pessoas no dia a dia devem tomar para se precaver da infecção.
Segundo a coordenadora de Recursos Humanos da Pontomais, Silvana Fernandes, as empresas devem adotar quase que "um copia e cola" das informações sobre prevenção disponibilizadas pelas secretarias estaduais de saúde e pelo Ministério de Saúde, de modo que os funcionários estejam cientes do que fazer. "Receber orientações por e-mail, visualizar comunicados e avisos no ambiente de trabalho são alternativas".
Ela afirma também que em caso de confirmação de coronavírus por parte de algum colega de trabalho, a primeira ação a ser seguida é checar se ele esteve na empresa em um período de 14 dias antes do diagnóstico. Se a resposta for sim, todos os funcionários devem realizar exames preventivos.
Prática comum em eventuais situações, o home office é adotado como válvula de escape para manter a atividade da empresa. Por meio de sua assessoria de imprensa, a XP Investimentos, referência como corretora de valores, informa que oferece a opção de trabalhar em casa aos seus empregados por causa da doença. Já a Gerdau disse estar "seguindo todas as orientações de prevenção ao Covid-19 divulgadas pelos órgãos de saúde competentes nos países em que opera" e que a empresa adotou medidas como a "recomendação de home office para colaboradores entre os grupos de risco, o cancelamento de viagens nacionais e internacionais e a participação em eventos externos".
O presidente da Rio Grande Energia (RGE), Marco Antonio Villela de Abreu, informa que alguns funcionários que trabalham na sede da empresa em São Leopoldo e que voltaram de viagens recentemente, principalmente da Europa, têm feito home office, assim como outros que possuem atividades que podem ser realizadas dessa forma. O dirigente ressalta que são poucas pessoas dentro do universo dos cerca de 600 colaboradores que operam no local. São trabalhadores que atuam em departamentos como de recursos humanos, atendimento aos clientes e operação. “O impacto é pequeno ainda, na medida que for crescendo a propagação do coronavírus aí aumentará a disponibilização do home office”, frisa Abreu.

Como se prevenir do coronavírus no ambiente de trabalho

  • Evitar contato físico no ambiente corporativo, aperto de mão e abraços, principalmente;
  • Lavar as mãos com água e sabão da seguinte forma : palma, dorso, entre os dedos, pontas dos dedos, polegar, unhas e punho;
  • Após a secagem das mãos, usar um lenço descartável para tocar na maçaneta da porta;
  • Fazer a higienização das mãos diversas vezes ao dia no ambiente de trabalho, principalmente após tocar em algum objeto de uso coletivo (mesa, telefone, computador);
  • Complementar a higienização com álcool gel;
  • Aumentar a frequência da higienização de materiais, objetos e equipamentos de uso comum nas empresas;
  • Evitar tocar em muitos objetos;
  • Não compartilhar copos, xícaras, cuia de chimarrão nem servir os colegas;
  • Cancelar treinamentos, simpósios, reuniões com muitas pessoas e viagens;
Fonte: Dr Paulo Gewher Filho, infectologista do Hospital Moinhos de Vento
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO