Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 12 de Março de 2020 às 10:22

Bolsa aciona o circuit breaker pela segunda vez na manhã

No retorno à operação no início da tarde, bolsa manteve trajetória negativa

No retorno à operação no início da tarde, bolsa manteve trajetória negativa


SUAMY BEYDOUN /AGIF/FOLHAPRESS/JC
Atualizada às 13h05min
Atualizada às 13h05min
A B3 acionou pela segunda vez o circuit breaker na manhã desta quinta-feira (12) após atingir queda de 15,43%, aos 72.026 pontos, por volta de 11h20min. No Estágio II do circuit breaker, a bolsa interrompe a paralisação durante 1 hora. No retorno aos trabalhos, a bolsa manteve a trajetória negativa, operando em -11,43%, aos 70.321 pontos às 13h05min. 
O Ibovespa abriu em forte baixa o pregão em meio à pandemia de coronavírus e acompanhando os demais mercados globais e novamente interrompeu a operação, acionando o circuit breaker. Às 10h18min, o Ibovespa já estava em -7,07%, aos 79.148 pontos. Poucos minutos depois, às 10h20min, o índice já estava em -11,65%, aos 75.247 pontos. 
As bolsas da Ásia e Pacífico fecharam em forte queda, tocando os menores níveis em anos e com a de Tóquio entrando em "bear market", após os EUA restringirem voos da Europa para conter a disseminação do novo coronavírus.
O Nikkei sofreu um tombo de 4,41% em Tóquio, a 18.559,63 pontos, atingindo o menor patamar desde abril de 2017 e adentrando "bear market", o que significa que o índice acionário japonês acumulou perdas de mais de 20% desde seu pico mais recente.
Em outras partes da Ásia, o Hang Seng caiu 3,66% em Hong Kong, a 24.309,07 pontos, encerrando o pregão também no menor nível desde abril de 2017, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 3,87% em Seul, a 1.834,33 pontos, patamar mais baixo desde agosto de 2015, e o Taiex registrou queda de 4,33% em Taiwan, a 10.422,32 pontos.
Pela primeira vez na história, o dólar atingiu a marca de R$ 5,00. Com a alta, o Banco Central anunciou que irá vender US$ 2,5 bilhões de reservas como medida de contenção. A elevação se deve à classificação do coronavírus como pandemia e o anúncio de cancelamento de voos para os Estados Unidos vindos da Europa, dentre outros fatos.
Na China continental, as perdas foram relativamente mais contidas, após sinalização de novos estímulos de Pequim. O Xangai Composto teve baixa de 1,52%, a 2.923,49 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto se desvalorizou 2,20%, a 1.818,56 pontos. Segundo comunicado de reunião do Conselho Estatal, a China vai reduzir os compulsórios bancários mais uma vez, a exemplo do que fez em janeiro, para impulsionar o crédito a pequenas e médias empresas afetadas pelo coronavírus.

Entenda o que é o circuit breaker

O circuit breaker é um procedimento operacional da B3 que interrompe a negociação de ativos em bolsa. Ele é acionado somente em momentos atípicos de mercado, como durante uma forte queda de preços, baseada na oscilação do Ibovespa, o principal índice de ações do mercado brasileiro. Durante o acionamento do circuit breaker, não é possível realizar compras ou vendas de ativos na B3.
O acionamento do circuit breaker é feito em 3 estágios, obedecendo a percentuais de desvalorização do Ibovespa:
Estágio I - quando o Ibovespa desvalorizar 10% (dez por cento) em relação ao valor de fechamento do Ibovespa do dia anterior, a negociação é interrompida por 30 (trinta) minutos;
Estágio II - reabertas as negociações, caso a variação do Ibovespa atinja oscilação negativa de 15% (quinze por cento) em relação ao valor de fechamento do dia anterior, a negociação é novamente interrompida por 1 (uma) hora;
Estágio III - reabertas as negociações, caso a variação do Ibovespa atinja oscilação negativa de 20% (vinte por cento) em relação ao índice de fechamento do dia anterior, a B3 pode determinar a suspensão da negociação por um período por ela definido. Nesse caso, o mercado será comunicado pelos canais oficiais da B3.
O acionamento desses estágios não pode ocorrer nos 30 minutos finais da sessão de negociação do dia. Se a interrupção da negociação ocorrer na última hora da sessão de negociação, o horário de encerramento será prorrogado por, no máximo, 30 minutos para reabertura e negociação ininterrupta dos ativos e dos derivativos.
75.247
70.321pts
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO