Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 03 de Dezembro de 2019 às 18:28

Projetos participantes do Pacto Alegre apresentam resultados

Nesta quinta, será decidido quais projetos terão continuidade e discutida uma nova agenda

Nesta quinta, será decidido quais projetos terão continuidade e discutida uma nova agenda


ALEX ROCHA/PMPA/JC
Fernanda Soprana
Projetos que integram o Pacto Alegre apresentaram seus resultados nesta terça-feira (3), em evento realizado no 4º Distrito, na Capital gaúcha. A ação marcou a etapa final do primeiro ciclo da iniciativa, da prefeitura de Porto Alegre, de incentivo à inovação.
Projetos que integram o Pacto Alegre apresentaram seus resultados nesta terça-feira (3), em evento realizado no 4º Distrito, na Capital gaúcha. A ação marcou a etapa final do primeiro ciclo da iniciativa, da prefeitura de Porto Alegre, de incentivo à inovação.
Entre os projetos participantes, o Crowdfunding - idealizado pela equipe do Badesul, agência estadual de fomento - recebeu destaque. O assessor de Investimentos e Participação do Badesul, Elias Graziottin Rigon, explica que o projeto envolve a utilização de plataformas de crowdfunding para investir em startups. A ideia surgiu a partir da percepção de que muitas startups não conseguem chegar aos fundos de investimento. O recurso de equity crowdfunding, que permite apoiar uma empresa e receber uma participação, auxilia a startup ainda nos momentos iniciais.
Já o projeto Saúde Digital planeja integrar os dados da rede de saúde de Porto Alegre. Segundo os idealizadores, Ana Paula Muller e Mário Steffen, a ideia é otimizar o sistema para disponibilizar os registros dos pacientes nos hospitais da Capital. "O cidadão pode ter seus dados em qualquer hospital, o que evita repetição de exames, reduz custos e otimiza serviços", explica Muller. Os dados só podem ser acessados por médicos com autorização do indivíduo.
O Pacto Alegre ainda inclui projetos como o Porto Cervejeiro, que implementou um roteiro entre as microcervejarias; a capacitação de servidores públicos nas temáticas da cultura startup, novas tecnologias e ecossistemas de inovação; a apresentação de filmes sobre empreendedorismo e inovação para alunos da rede municipal e o convênio entre Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e grupos de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para realização dos estudos que vão melhorar o gosto da água que sai das torneiras, entre outros.
Segundo o coordenador da iniciativa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, todos os participantes apresentaram resultados práticos. “Fizemos essa seção aberta para que fosse percebido que essas entregas já impactam na vida das pessoas”, explica.
O Pacto Alegre foi idealizado pela prefeitura e entidades empresariais para, a partir de parcerias e compartilhamento de recursos, criar condições para que a Capital desenvolva a inovação, atraia investimentos e promova o empreendedorismo. Um total de 24 projetos foi desenvolvido ao longo dos últimos seis meses para resolver seis macrodesafios: talentos, transformação urbana, ambiente de negócios, imagem da cidade, qualidade de vida e modernização da administração pública.
O evento de apresentação de resultados teve ainda participação do professor Josep Piqué, que liderou a transformação em Barcelona, na Espanha, e atua como consultor internacional do Pacto Alegre na Capital. Segundo ele, o diferencial de Porto Alegre é a criação de uma aliança a partir do sistema universitário em conjunto com o governo. "Não é só um manifesto, mas sim uma resposta a desafios. Está sendo construído, de forma inteligente e colaborativa, um projeto que é muito importante", destaca Piqué.
Nesta quinta-feira (5), ocorre a reunião da mesa do Pacto Alegre, composta por 85 entidades, com o prefeito Nelson Marchezan Jr. A reunião deve decidir os projetos que terão continuidade e os serão interrompidos, além de perspectivas para a segunda agenda de projetos. De acordo com o coordenador do projeto, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, o número de iniciativas selecionadas tende a permanecer ou a aumentar para 26.

Confira a lista projetos:

  1. Blitz da Inovação: estímulo ao convívio entre a comunidade e os atores mais avançados do ecossistema de inovação de POA.
  2. Cidadão Único: geração de uma identidade digital única que integre os dados do cidadão de POA.
  3. Cidade Transparente: acesso dos dados da Prefeitura Municipal de Porto Alegre de forma aberta e clara.
  4. Conecta POA: Trinova Plataforma digital para incrementar a conexão e sinergia dos atores da cidade.
  5. Crowdfunding POA: ferramenta para promover o acesso ao financiamento de startups em fases iniciais.
  6. Cultura Cidadã I love POA: projeto para estimular e valorizar a cultura e postura cidadã em Porto Alegre.
  7. Diretrizes Urbanas Inovadoras: novas diretrizes para estimular o desenvolvimento de ambientes urbanos mais adequados para as dinâmicas sociais do século XXI.
  8. Educação Transformadora: conexão e parceria da educação com o ecossistema de inovação e conhecimento da cidade.
  9. Engaja POA - Open City: plataforma de CoAction para cuidado em uso do espaço público.
  10. Formação de agentes de inovação no meio público e privado, impulsionada pela Aliança pela Inovação.
  11. Hands On 4D: revitalização criativa da região do Quarto Distrito (4D)
  12. Instituto Caldeira: espaço para impulsionar transformações e novos negócios por meio da conexão entre empresas, startups e agentes de inovação.
  13. Intervenções Culturais - Pintando POA: pinturas e intervenções culturais em espaços públicos estratégicos, promovendo valorização da paisagem urbana.
  14. Licenciamento Expresso POA: simplificar, agilizar e implementar processos digitais para abertura e licenciamento de empresas.
  15. Marca de POA (Place Branding): desenvolvimento de uma marca que posicione e valorize a cidade.
  16. Mexe com POA - do centro à periferia: campanha de engajamento e ativação das pessoas por meio do esporte e educação.
  17. Olimpíadas da Inovação POA: atividades para promover a cultura do empreendedorismo e da inovação na comunidade estudantil.
  18. POA 2020: articulação da agenda de eventos de Porto Alegre em evento anual com foco em economia criativa e inovação.
  19. Professor Inovador: iniciativas para engajar professores como agentes de indução para elevar o padrão do ensino público de Porto Alegre.
  20. Rotas de POA: consolidação e divulgação articulada de rotas baseadas nos principais ativos e iniciativas da cidade.
  21. Saúde Digital: plataforma de compartilhamento de informações de saúde integrada por toda a cidade.
  22. Smart City: desenvolvimento de uma Smart POA com atenção especial a crianças e idosos.
  23. Start.Gov: disseminação da cultura startup como ferramenta de modernização da Administração Pública.
  24. WOnd3r - Água Maravilhosa: ações de valorização da relação de POA com a água.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO