Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 18 de Outubro de 2019 às 08:09

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em baixa após PIB chinês fraco

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira, após a China divulgar sua taxa de crescimento mais fraca em 27 anos, num momento em que tenta superar uma prolongada rixa comercial com os Estados Unidos.
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira, após a China divulgar sua taxa de crescimento mais fraca em 27 anos, num momento em que tenta superar uma prolongada rixa comercial com os Estados Unidos.
Nos negócios da China continental, o índice Xangai Composto caiu 1,32% hoje, a 2.938,14 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 1,17%, a 1.616,72 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng teve queda de 0,48%, a 26.719,58 pontos.
Dados oficiais publicados nesta sexta (pelo horário local) mostraram que a expansão anual do Produto Interno Bruto (PIB) chinês desacelerou para 6% no terceiro trimestre, registrando seu pior desempenho numa série histórica iniciada em 1992. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam ganho anual de 6,1% entre julho e setembro. No segundo trimestre, o PIB chinês havia crescido 6,2% na comparação anual.
A desaceleração da China vem em meio a uma grave disputa comercial com os Estados Unidos, que se arrasta desde meados do ano passado. Há uma semana, os dois países anunciaram a "fase 1" de um acordo comercial preliminar. O pacto, contudo, ainda está em fase de elaboração.
Outros indicadores chineses, porém, foram mais animadores. A produção industrial de setembro subiu 5,8% na comparação anual, superando de longe a projeção de economistas de um acréscimo de 4,9%. Já as vendas no varejo avançaram 7,8% em setembro ante igual mês do ano passado, como se previa. Os investimentos em ativos fixos, por sua vez, aumentaram 5,4% entre janeiro e setembro ante o mesmo período de 2018, resultado que também veio em linha com as expectativas.
Em outras partes da Ásia, o japonês Nikkei foi exceção positiva hoje, com modesta alta de 0,18% em Tóquio, a 22.492,68 pontos, mas o sul-coreano Kospi caiu 0,83% em Seul, a 2.060,69 pontos, e o Taiex registrou ligeira baixa de 0,06% em Taiwan, a 11.180,22 pontos.
Com os dados da China, o fechamento na manhã de ontem de um novo acordo de Brexit entre União Europeia e Reino Unido acabou ficando em segundo plano na região asiática. Neste sábado, o acordo será submetido à aprovação do Parlamento britânico.
Na Oceania, a bolsa da Austrália - país que tem a China como maior parceiro comercial - ficou no vermelho pelo segundo dia consecutivo. O S&P/ASX 200 recuou 0,52% em Sydney, a 6.649,70 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO