Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 04 de Outubro de 2019 às 08:30

Bolsas asiáticas fecham sem direção única, à espera de dados de empregos nos EUA

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta sexta-feira (4), em clima de expectativa antes da publicação de novos dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos que podem ajudar a direcionar a política monetária da maior economia mundial.
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta sexta-feira (4), em clima de expectativa antes da publicação de novos dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos que podem ajudar a direcionar a política monetária da maior economia mundial.
Os EUA vão divulgar seu relatório de emprego referente a setembro na manhã desta sexta. Conhecido como "payroll", o documento tem forte influência nas decisões sobre juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Nos últimos dias, uma série de indicadores fracos dos EUA reavivou preocupações sobre o desempenho das economias americana e global. O dado relevante mais recente, que mostrou o setor de serviços se expandindo no ritmo mais fraco desde agosto de 2016, impulsionou apostas de que o Fed cortará juros pela terceira vez este ano na reunião programada para o fim deste mês. Desde julho, o BC americano reduziu seu juro básico em um total de 0,50 ponto porcentual, para a faixa de 1,75% a 2%.
Os sinais de desaceleração dos EUA vêm em meio à disputa comercial com a China, que se arrasta desde meados do ano passado. Na próxima semana, autoridades de alto escalão dos dois países deverão se reunir em Washington para retomar negociações. A expectativa é que o diálogo bilateral ocorra nos dias 10 e 11.
O índice acionário japonês Nikkei subiu 0,32% em Tóquio hoje, a 21.410,20 pontos, e o Taiex registrou modesta alta de 0,17% em Taiwan, a 10.894,48 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi voltou de um feriado nacional com queda de 0,55% em Seul, a 2.020,69 pontos, e o Hang Seng caiu 1,11% em Hong Kong, a 25.821,03 pontos.
A queda relativamente mais expressiva em Hong Kong veio após o governo local anunciar a proibição do uso de máscaras durante manifestações na região. Violadores da nova regra estarão sujeitos a penas de até um ano de prisão. Nos últimos quatro meses, Hong Kong se tornou palco de protestos generalizados que tiveram como estopim um controverso projeto de lei posteriormente retirado pelo governo.
Na China continental, os mercados permanecem fechados devido ao feriado da "semana dourada", que começou na última terça e se estenderá até esta segunda (7). Na Oceania, a bolsa australiana voltou para o azul hoje, depois de acumular fortes perdas nos dois pregões anteriores. O S&P/ASX 200 avançou 0,37% em Sydney, a 6.517,10 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO