Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Beleza

- Publicada em 24 de Julho de 2019 às 13:52

Fernando Torquatto lança, em Porto Alegre, livro pelos 25 anos de carreira

Publicação reúne fotos e bastidores da carreira do maquiador e fotógrafo

Publicação reúne fotos e bastidores da carreira do maquiador e fotógrafo


MARIANA CARLESSO/JC
Fernando Torquatto, maquiador e fotógrafo, está em Porto Alegre para o lançamento do livro que celebra seus 25 anos de carreira. A obra, que tem patrocínio da Lojas Renner e é produzida pela editora Luste, será apresentada nesta quarta-feira (24), às 18h, na Casa de Cultura Mario Quintana.
Fernando Torquatto, maquiador e fotógrafo, está em Porto Alegre para o lançamento do livro que celebra seus 25 anos de carreira. A obra, que tem patrocínio da Lojas Renner e é produzida pela editora Luste, será apresentada nesta quarta-feira (24), às 18h, na Casa de Cultura Mario Quintana.
A publicação reúne fotos que marcaram a vida profissional e pessoal de Torquatto. Acompanhe a entrevista exclusiva que o artista concedeu ao Jornal do Comércio, onde fala sobre beleza, autoconhecimento e tendências, além de dar dicas de maquiagem.
Jornal do Comércio- Para você, o que é beleza?
Fernando Torquatto - Beleza para mim, hoje em dia, é uma autoconsciência, uma projeção da sua melhor versão. Eu acredito muito na beleza como isso: uma expressão da sua melhor versão, já que nós não temos mais tantos padrões de beleza definido.
JC - Como podemos lidar com a beleza?
Torquatto - Eu acho que se você está lidando com a sua própria beleza, você tem uma avaliação mais generosa de você mesmo, para você ter o entendimento do seu rosto, dos pontos que gosta e considera mais positivos e valorizá-los. O principal dos pontos que não te agradam tanto é que você aprende com a técnica de maquiagem a suavizá-los, e ainda valorizar o que a gente gosta, o que é bonito na gente e tem a ver com a nossa expressão. Eu acho que ninguém percebe as outras coisas. Lidar com o mundo da beleza é fascinante, porque ele sempre está em evolução com as novas tecnologias, novos produtos, novas estéticas, então é muito dinâmico, muito interessante.
JC - Ao longo destes 25 anos de carreira, o que mais te marcou?
Torquatto - Ao longo desses 25 anos de carreira o que mais me marcou foi ter o entendimento da minha responsabilidade como profissional de beleza. Muito mais que cor e tendência, a mulher neste período mudou muito de figura. Antigamente você seguia alguns padrões definidos. Hoje em dia a mulher está se expressando de um forma mais livre e você tem que ter essa visão mais holística dessa cliente, dessa mulher, para entender o que ela é e adaptar ao que está na moda, e propor alguma coisa que faça sentido. Então o que me marcou foi essa evolução que me manteve eternamente interessado em me atualizar e entender cada vez mais o meu meio. Não só o meu meio, mas com quem eu trabalho. Também o que marcou foram os grandes encontros que tive com grandes pessoas, celebridades e gente que ajudou a marcar a minha trajetória e dar brilho pra ela, tipo a Fernanda Montenegro e a Kate Moss.
JC- Qual seu maior aprendizado neste período?
Torquatto - Meu maior aprendizado é que a gente está sempre aprendendo, não adianta achar que você sabe tudo. Porque você não sabe. Cada pessoa que entra a sua frente, tanto na área social, quanto na área de moda, televisão, qualquer mídia, sempre é um universo novo que se apresenta. E óbvio que você vai usar a sua experiência para ajudar a chegar a um bom resultado e ter um entendimento. Acho que o que eu mais aprendi, é que a gente aprende o tempo todo.
JC - O que é tendência hoje em maquiagem?
Torquatto - Eu acho que a gente tem dois paralelos, a maquiagem em si como tecnologia e mercado caminhou, principalmente a parte da pele, para uma naturalidade de acabamento. A gente tem bases super tecnológicas que dão um efeito de cobertura perfeita, mas com um certa naturalidade. Então eu acho que tudo caminha no sentido de que o efeito de uma pele pareça natural. Já olhos, boca, blush, iluminadores sempre ganham versões mais leves e sofisticadas e a gente vê aqui no Brasil, por exemplo, a mulher começando a descobrir o mercado da maquiagem e a gente vê um certo exagero também de muito contorno, pele pesada, tudo muito marcado. Eu acho que isso é uma fase onde ela está se divertindo com tudo, daqui a pouco ela vai ter um entendimento maior, e os próprios profissionais que fazem esse tipo de maquiagem, de que tudo tem que ter um pouco mais de leveza, que a sutileza é a alma do negócio.
JC - Ao longo dos anos as tendências mudam, os produtos ganham novas tecnologias. O que há de mais moderno em maquiagem?
Torquatto - Com certeza mudam as tendências, se transformam as interpretações das tendências, a gente vai voltando para algumas referências, algumas tendências que vêm um pouco diferentes. Então precisamos sempre estar ligados no que está acontecendo no mundo para poder adaptar o que já aconteceu e está acontecendo de novo. A parte tecnológica com certeza, sem duvida, é o mais incrível nesse mercado, e eu acho que as bases e o corretivo são os produtos onde sinto mais evolução, modernidade e tecnologia. A pele está ficando cada vez mais tecnológica, mais moderna, mais incrível.
JC - Quais os produtos que as mulheres devem ter em sua nècesssaire?
Torquatto - Acho que um bom filtro solar, água termal, primer, uma boa base líquida, um bom corretivo líquido, um pó muito leve só para tirar o brilho da zona T, um produto para realçar as sobrancelhas que pode ser o kit de sombra, uma sombra fosca que faça a sobrancelha, um quarteto de sombra que vá para os tons de bege, marrom, marrom cintilante, bronze, isso embeleza qualquer mulher. Eu acho que um bom lápis, marrom ou preto, que seja bom de esfumar. Uma máscara para cílios poderosa, que seja incrível. Um blush no tom de pêssego ou rosado que dê saúde para o rosto. Um iluminador líquido ou em pó que seja perolado, mas indo para o rosado para não ficar com o rosto esbranquiçado ou prateado. Um produto pra lábios, lápis de contorno tom de boca e um batom liquido tom de boca pra dar um efeito natural. Isso eu acho que tem que ter.
JC - O que seria um passo a passo para uma maquiagem rápida e eficaz?
Torquatto - Passo a passo rápido é seguir todas as etapas mas com sutileza. Se você quer fazer uma pele bem leve e rápida pode usar um bb cream ou uma base bem leve e passar no rosto todo, obviamente um primer levinho antes, um corretivo para dar destaque e iluminada embaixo dos olhos. Acho que tem que ser tudo um pouquinho. Talvez substituir a sombra, vários esfumados, por uma sombra cremosa que você aplique toda na pálpebra móvel com as pontas dos dedos para ser prático. Blush cremoso para aplicar nas maçãs e o próprio blush pode ser um produto que aplique na boca, isso é uma tendência hoje em dia, usar produtos multifuncionais.
JC - Se você tiver que escolher, as mulheres devem usar mais ou menos maquiagem?
Torquatto - Se eu tiver que escolher eu acho que a mulher tem que usar maquiagem suficiente, eu não gosto de muito e não gosto de nada. Muito produto sobrecarrega e envelhece, pouco produto às vezes não dá o efeito que a gente quer que dê, então usar os produtos na medida certa, sem exagero pra que eles deem o efeito, mas que não pese no rosto.
JC - Você tem truques para esconder imperfeições ou ressaltar alguma área do rosto?
Torquatto - Sempre tem truques: uma boa base, bom corretivo, corretivo laranja que é um produto ótimo para disfarçar área muito escura, melasma, ou abaixo do olho muito escuro. Ou o corretivo verde pra tirar o avermelhado de quem tem rosácea ou alguma área vermelha do rosto, tem milhões de truques os próprios pó de contorno ajuda afinar um rosto mais redondo e dá um certo desenho mais definido e mais bonito.
JC - O que você destaca no seu livro?
Torquatto - O que eu destaco é um trabalho que tem uma abordagem artística. Mas a gente tem muitas maquiagens lindas que as mulheres podem olhar e se inspirar pra fazer na vida real, e o legal é que ali tem maquiagem de vários tons de pele, tipos de mulheres, tipos de idades, então a gente consegue ter uma boa abrangência de aplicação de produto em vários tipos de mulher e isso é muito bacana, muito fascinante.

Serviço

Lançamento do livro Fernando Torquatto - Editora Luste

  • Data: 24 de julho, quarta-feira, das 18h às 21h
  • Local: Casa de Cultura Mario Quintana (rua dos Andradas, 736, Centro Histórico - Porto Alegre)
  • Valor: R$ 90
  • À venda nas principais livrarias e pelo site da editora

Exposição Fernando Torquatto

  • Data: 24 de julho a 03 de agosto
  • Local: Casa de Cultura Mario Quintana (rua dos Andradas, 736, Centro Histórico - Porto Alegre)
  • Entrada: Gratuita