Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 27 de Junho de 2019 às 08:03

Bolsas asiáticas fecham em alta, com maior otimismo sobre comércio EUA-China

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta quinta-feira (27), com investidores mais esperançosos de que Estados Unidos e China poderão superar suas desavenças após os desdobramentos mais recentes da disputa comercial entre as duas maiores potências econômicas globais.
As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta quinta-feira (27), com investidores mais esperançosos de que Estados Unidos e China poderão superar suas desavenças após os desdobramentos mais recentes da disputa comercial entre as duas maiores potências econômicas globais.
Segundo o South China Morning Post, EUA e China fecharam um acordo de trégua provisório para reverter a próxima rodada de tarifas de Washington contra mais US$ 300 bilhões em produtos chineses, abrindo o caminho para que os dois países retomem suas negociações comerciais.
Fontes citadas pelo jornal chinês dizem que ambos os lados preparam comunicados de imprensa separados com detalhes do acordo, antes do encontro previsto para sábado (29) entre os presidentes americano, Donald Trump, e chinês, Xi Jinping, às margens da cúpula de líderes do G20 em Osaka, no Japão.
Ontem, Trump disse que um acordo comercial com Pequim é possível, mas alertou que está disposto a impor tarifas adicionais aos produtos chineses que ainda não foram punidos se as conversas fracassarem. Antes disso, o Secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, havia declarado que o pacto estava "90% completo" e poderá ser concluído até o fim do ano.
Entre os mercados chineses, o índice Xangai Composto subiu 0,69% hoje, a 2.996,79 pontos, e o menos líquido Shenzhen Composto teve ganho mais expressivo, de 1,09%, a 1.577,56 pontos. Contribuiu para o apetite por risco o último dado sobre lucro industrial de grandes empresas industriais da China, que teve expansão anual de 1,1% em maio, revertendo parte da queda de 3,7% observada em abril.
Em Tóquio, o Nikkei avançou 1,19%, terminando o pregão na máxima intraday de 21.338,17 pontos, uma vez que o iene se enfraquece frente ao dólar desde ontem com os sinais de avanços no diálogo comercial sino-americano.
Em outras partes da Ásia, o Hang Seng teve alta de 1,42% em Hong Kong, a 28.621,42 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi subiu 0,59% em Seul, a 2.134,32 pontos, e o Taiex avançou 1,14% em Taiwan, a 10.773,90 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o tom positivo dos mercados asiáticos, embora sua valorização tenha sido mais modesta. O S&P/ASX 200 subiu 0,39% em Sydney, a 6.666,30 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO