Porto Alegre, ter�a-feira, 28 de julho de 2020.
Dia do Agricultor .

Jornal do Com�rcio

Porto Alegre,
ter�a-feira, 28 de julho de 2020.
Corrigir texto

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

ind�stria

23/06/2019 - 11h11min. Alterada em 26/07 �s 08h30min

Cooperativa Santa Clara inaugura terceira unidade de produ��o no Rio Grande do Sul

F�brica constru�da em Casca ter� capacidade para produzir 600 mil litros por dia

F�brica constru�da em Casca ter� capacidade para produzir 600 mil litros por dia


COOPERATIVA SANTA CLARA/DIVULGA��O/JC
Bruna Oliveira
A Cooperativa Santa Clara inaugura no dia 12 de julho sua terceira unidade de produção no Rio Grande do Sul. A nova fábrica será em Casca, no Norte gaúcho, onde foram investidos R$ 130 milhões. O espaço, projetado para ser o maior dentre as plantas da cooperativa, terá capacidade para processar 600 mil litros por dia e deve gerar 150 empregos diretos até 2021.
O presidente da Santa Clara, Rogério Sauthier, explica que o local escolhido para receber a nova indústria de laticínios contempla a região onde há a maior produção de leite no Estado, com potencial produtivo de 300 a 400 mil litros de leite. "Estudamos todo o Rio Grande do Sul e definimos que Casca está em uma encruzilhada muito boa de produção e também de escoamento, com terras disponíveis e mais baratas", diz Sauthier, que atenta também para o fato de a serra gaúcha, onde fica a sede da cooperativa, estar se tornando cada vez mais urbanizada.
O empreendimento de 22 mil metros quadrados foi projetado para ser a maior unidade da cooperativa, mas a capacidade plena de produção será atingida gradativamente. De início, a unidade vai produzir todas as versões de leites UHT - integral, desnatado, semidesnatado e zero lactose, em fabricação estimada de 300 mil litros ao dia. Futuramente, a produção deve ser ampliada para outros derivados.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/06/19/206x137/1_industria_laticinios_santa_clara___casca__1_-8758604.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5d0a3da8b5c45', 'cd_midia':8758604, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/06/19/industria_laticinios_santa_clara___casca__1_-8758604.jpg', 'ds_midia': 'Cooperativa Santa Clara - unidade em Casca - investômetro - ', 'ds_midia_credi': 'COOPERATIVA SANTA CLARA/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Cooperativa Santa Clara - unidade em Casca - investômetro - ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Empreendimento de 22 mil m² vai produzir vai produzir todas as versões de leites UHT. Foto Divulgação/Cooperativa Santa Clara/JC
Além da fábrica em Casca, a cooperativa possui outras duas unidades fabris, uma em Carlos Barbosa e outra em Getúlio Vargas. A primeira, além da produção tradicional de leite, concentra a fabricação de queijos finos. Já a linha de queijos comuns é produzida em Getúlio Vargas.
Embora o momento esteja restrito para investimentos no setor, Sauthier vê com otimismo as projeções para novos crescimentos da cooperativa, ponderando que "a indústria não se faz para o momento, e sim para o futuro". "Vamos monitorar o mercado e a sazonalidade da nossa matéria prima. Não adianta crescer de um lado e perder do outro", avalia.
A cooperativa de mais de 100 anos é formada, atualmente, por 3,2 mil produtores associados em mais de 125 municípios gaúchos. A produção média é de 800 mil litros de leite por dia. A linha de laticínios Santa Clara possui mais de 140 produtos entre leite, queijos, bebidas lácteas, requeijão e outros derivados. A cooperativa ainda atua nos ramos de frigorífico suíno, fábrica de rações, cozinha industrial, varejo e distribuição.
Coment�rios CORRIGIR TEXTO

EXPEDIENTE

2019