Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 10 de Maio de 2019 às 08:03

Bolsas da Ásia fecham em alta, com recuperação mesmo após tarifa dos EUA

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam em geral em alta nesta sexta-feira (10), com recuperação parcial após quedas recentes. O movimento ocorreu mesmo com a confirmação da entrada em vigor de uma elevação em tarifas sobre alguns produtos chineses pelos Estados Unidos, em meio às negociações comerciais das duas potências em Washington.
As bolsas asiáticas fecharam em geral em alta nesta sexta-feira (10), com recuperação parcial após quedas recentes. O movimento ocorreu mesmo com a confirmação da entrada em vigor de uma elevação em tarifas sobre alguns produtos chineses pelos Estados Unidos, em meio às negociações comerciais das duas potências em Washington.
Na China, a Bolsa de Xangai fechou em alta de 3,10%, em 2.939,21 pontos, seu maior ganho em seis semanas, e a de Shenzhen, de menor abrangência, registrou ganho de 3,84%, a 1.640,44 pontos. Para o estrategista Vasu Menon, do OCBC Bank em Cingapura, a movimentação no mercado acionário chinês mostra a esperança entre investidores de que as coisas melhorarão "em breve". Menon acredita que, apesar das diferenças, não se pode dizer que a relação entre China e EUA seja ruim neste momento. "Eles ainda conversam entre si e isso dá a esperança de que talvez as elevações nas tarifas possam ser revertidas adiante", acredita. De qualquer modo, ele diz que tem aconselhado os clientes a ser cautelosos e a reduzir riscos. Nesta sexta-feira, entrou em vigor o aumento tarifário imposto pelos EUA sobre mais de US$ 200 bilhões em produtos chineses. O Ministério do Comércio já informou que pretende retaliar, sem especificar como.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em alta de 0,84%, em 28.550,24 pontos. Ping An Insurance e China Overseas Land subiram ambas 2,5%, enquanto a gigante da internet Tencent avançou 1,7%. Já China Mobile registrou perda de 0,9%, após os EUA dizerem que ela não poderá operar em solo americano.
No Japão, o índice Nikkei foi na contramão da maioria e caiu 0,27% em Tóquio, a 21.344,92 pontos. Na comparação semanal, o índice recuou 4,1%. O fortalecimento do iene com a maior busca por segurança tem pressionado ações de exportadoras japonesas.
Na Coreia do Sul, o índice Kospi subiu 0,29%, a 2.108,04 pontos, mas cedeu 4% na comparação semanal, em sua pior semana do ano. Na Bolsa de Seul, as ações de seguradoras em geral subiram nesta sexta e Samsung Electronics avançou 1,1%, mas Hyundai motor recuou 0,8% e Posco teve perda de 1,6%.
O índice Taiex, da Bolsa de Taiwan, fechou em baixa de 0,19%, em 10.712,99 pontos, com perda de 3,5% na semana. Trata-se da segunda pior semana neste ano para a praça local. Nessa sexta, Hon Hai, fornecedora da Apple, registrou baixa de 0,7%, mas Largan Precision avançou 1%. TSMC teve queda de 0,2%, enquanto papéis de grandes companhias dos setores financeiro e industrial em geral caíram.
Na Oceania, o índice S&P/ASX 200 fechou com ganho de 0,25%, em 6.310,90 pontos, com queda de 0,4% na comparação semanal. Ações do setor de energia subiram 0,7% hoje, apoiadas pelo petróleo, enquanto as concessionárias tiveram alta de 2,2% e o setor financeiro registrou ganhos modestos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO