Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 21 de Abril de 2019 às 21:13

Páscoa movimenta trade na serra e litoral gaúchos

Chocofest levou milhares de famílias à Nova Petrópolis crédito divulgação Chocofest na Magia da Páscoa

Chocofest levou milhares de famílias à Nova Petrópolis crédito divulgação Chocofest na Magia da Páscoa


/CHOCOFEST/DIVULGAÇÃO/JC
Milhares de famílias de diversos estados brasileiros optaram por passar o feriado de Páscoa na serra gaúcha, para aproveitar a programação cultural de cidades como Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Ruas decoradas com ovos coloridos e coelhos, desfiles, espetáculos de teatro e circo, com muita luz e som, também atraíram pessoas da Capital e Região Metropolitana. "Na verdade, a maioria do público é regional", pondera a diretor da agência Brocker Turismo, Luiza Brocker Boeira. Ela avalia que em relação à Páscoa do ano passado, o volume de visitantes que estiveram na serra gaúcha durante os últimos três dias não aumentou.
Milhares de famílias de diversos estados brasileiros optaram por passar o feriado de Páscoa na serra gaúcha, para aproveitar a programação cultural de cidades como Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Ruas decoradas com ovos coloridos e coelhos, desfiles, espetáculos de teatro e circo, com muita luz e som, também atraíram pessoas da Capital e Região Metropolitana. "Na verdade, a maioria do público é regional", pondera a diretor da agência Brocker Turismo, Luiza Brocker Boeira. Ela avalia que em relação à Páscoa do ano passado, o volume de visitantes que estiveram na serra gaúcha durante os últimos três dias não aumentou.
"Além da decoração de Gramado e Canela - que por si só são atrativos incríveis -, e da Chocofest em Nova Petrópolis; os turistas tiveram diversas possibilidades de entretenimento, uma vez que a região conta com inúmeros parques temáticos, e uma gama de oportunidades no comércio", opina Luiza. Ela admite que, no entanto, o movimento na agência "foi abaixo do esperado". "O movimento aconteceu, mas muito de última hora - as vendas ocorreram no rol de diversos produtos e serviços para a serra gaúcha, desde pacotes com transfer, passeios, hotéis, e ingressos de parques", afirma a diretora da Brocker Turismo.
"A maioria dos visitantes era de famílias com crianças, de perfil autoguiado - sem ajuda de agência de viagem - com autonomia para definir seus roteiros e horários", afirma o sócio-proprietário do parque Olivas de Gramado, Daniel Bertolutti. Em toda a região, a hotelaria contou com boa ocupação de sexta-feira a domingo. Juntas, Gramado, Canela e Nova Petrópolis alcançaram uma taxa de 95% dos leitos locados (sendo que a média é de 18 mil em cada cidade). Segundo dados do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (Sinditur), este desempenho superou a Páscoa de 2018, quando a média ficou em torno de 90%. Já os municípios da região Uva e Vinho com maior movimentação foram Bento Gonçalves, com 85% de ocupação, e Flores da Cunha, com cerca de 75%.
Além do chocolate artesanal produzido por fabricantes locais, atrativos como o pocket show do Grupo Tholl, Saltantes, movimentaram a Páscoa de cidades como Canela, durante o feriadão. A apresentação, gratuita, levou música, dança e acrobacias circenses, para os espectadores, na Estação Campos de Canella. Já o Chocofest na Magia da Páscoa, em Nova Petrópolis, recebeu cerca de 100 mil pessoas nos últimos quatro dias. Além de assistirem ao Desfile de Páscoa no sábado e domingo, as famílias com crianças aproveitaram a Caça ao Ninho (Rastro do Coelho), na manhã de ontem, no Parque Aldeia do Imigrante. Nesta ação, também gratuita, a organização do evento espalhou centenas de ovos e chocolates pelo parque e a criançada foi convidada a procurar as guloseimes, durante toda a manhã.
Em Gramado, cerca de 400 mil turistas aproveitaram o feriadão para curtir as atividades espalhadas pela cidade. A Rua Coberta, a praça Major Nicoletti e as praças do Centro foram cenário para brincadeiras e a Parada de Páscoa, desfile que ocorreu nas tardes de sábado e domingo. No parque Olivas de Gramado (focado em turismo rural) a procura de famílias com crianças para Caça ao Ninho foi intensa, segundo Bertolucci. "Estava praticamente lotado."
O empresário comenta que apesar da maioria dos visitantes ser da capital e interior do Estado, a procura de turistas com procedência de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Nordeste também foi significativa. "Recebemos também muita gente do Uruguai e da Argentina."
"A Páscoa tem se revelado uma excelente oportunidade para dinamizar o turismo, tanto nas cidades que celebram as tradições religiosas da época, como nos roteiros que elegeram o chocolate como motivo da celebração", avalia o secretário nacional de Desenvolvimento Competitividade do Ministério do Turismo (MTur), Aluizer Malab. A movimentação no litoral gaúcho também foi intensa, principalmente em Tramandaí, Capão da Canoa e Torres, onde os preços das diárias na rede hoteleira estavam 30% mais baratos do que nos primeiros três meses do ano. Dados da CCR ViaSul apontavam, na quinta-feira, que 75 mil veículos utilizariam a freeway em direção ao Litoral no feriado de Páscoa.

Destinos nacionais e internacionais ampliaram alternativas para o feriado

Outros destinos de clima ameno espalhados pelo Brasil também ofereceram o chocolate como atrativo aos visitantes. Em Campos do Jordão (SP), a Vila do Chocolate; na Região Serrana do Rio de Janeiro, a visita à cidade imperial de Petrópolis; e em Vila Velha (ES), o passeio para conhecer o museu e a fábrica de um dos chocolates mais populares do Brasil foram alguns dos roteiros vendidos para o feriadão.
A Costa do Cacau, na Região de Ilhéus (BA), além de ser destino de sol e mar e fazer parte da obra literária do escritor Jorge Amado, também ofereceu um tour pelas fazendas produtoras da matéria-prima do doce que remete à Páscoa. A Rota do Chocolate proporciona ao turista uma imersão na história, cultura e gastronomia do Sul da Bahia. Quem passou pela Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca, pode conhecer o processo de produção do cacau, desde as plantações à seleção e secagem das amêndoas, até a transformação em chocolate.
Segundo o gerente de marketing da agência de turismo on-line ViajaNet., Gustavo Mariotto, Fortaleza, capital do Ceará, foi o destino do Nordeste mais procurado pelos brasileiros no feriado de Páscoa. "Além de ser um destino encantador, é uma cidade que conta com inúmeras possibilidades de turismo em família", justifica o gestor. Segundo pesquisa realizada pela plataforma, depois de Fortaleza, também ocorreu grande procura por cidades como Recife, Salvador, Natal e Aracaju.
Levantamento do site de busca de passagens aéreas Skyscanner aponta que nos últimos dois anos as viagens domésticas lideraram o interesse dos brasileiros que desejam aproveitar os dias de descanso do feriado da Páscoa. Entre os destinos brasileiros mais acessados, além de Fortaleza e Salvador, cidades como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. A capital argentina, Buenos Aires, apareceu como o único destino internacional na lista das 10 mais pesquisadas pelos turistas brasileiros para a Semana Santa.
"O feriadão de Páscoa está entre os que mais movimentam o mercado de turismo, depois do Carnaval", afirma a gerente-geral da plataforma de buscas de viagens Voopter, Juliana Vital. Dados de pesquisa realizada este ano pelo site confirmam Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza e Florianópolis entre os destinos nacionais mais procurados, e Buenos Aires, no ranking de opções internacionais.
Já a assessoria de comunicação da CVC destaca que em feriados curtos como o da Páscoa, ocorreu, nos últimos anos, um crescimento de viagens com o próprio carro ou veículo alugado para hotéis e pousadas próximo à origem, por exemplo, saindo da capital e seguindo para o litoral ou interior, mas dentro do Estado.