Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 07 de Abril de 2019 às 21:47

Hotelaria investe no segmento pet friendly

Bangalôs da Serra aceita até dois pets de qualquer porte com hóspedes

Bangalôs da Serra aceita até dois pets de qualquer porte com hóspedes


HOTEL BANGALÔS DA SERRA/DIVULGAÇÃO/JC
A cada ano, cresce o número de animais de estimação em lares de pessoas do mundo inteiro: atualmente, já são mais de 130 milhões de cães, gatos, aves, peixes, tartarugas, entre outros, incluindo animais exóticos. E de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a segunda maior população de pets do globo vive no Brasil, com 22,1 milhões de felinos e 52,2 milhões de cachorros. Boa parte destes bichinhos é considerada membro da família, e, em vista disso, o mercado tem se adequado com políticas pet friendly, ainda pouco usuais, mas cada vez mais disseminadas em diferentes setores.
A cada ano, cresce o número de animais de estimação em lares de pessoas do mundo inteiro: atualmente, já são mais de 130 milhões de cães, gatos, aves, peixes, tartarugas, entre outros, incluindo animais exóticos. E de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a segunda maior população de pets do globo vive no Brasil, com 22,1 milhões de felinos e 52,2 milhões de cachorros. Boa parte destes bichinhos é considerada membro da família, e, em vista disso, o mercado tem se adequado com políticas pet friendly, ainda pouco usuais, mas cada vez mais disseminadas em diferentes setores.
No varejo, os shoppings já adotaram. Exemplo disso ocorre na capital gaúcha, onde a grande maioria dos centros comerciais aceita a circulação de cães. E, como há casos onde os tutores não conseguem sequer ficar longe dos seus filhos de quatro patas, a prática de abrir espaço para os pets também já chegou no setor de hotelaria. Na serra gaúcha, dezenas de empreendimentos voltados à hospedagem (desde pousadas até hotéis de luxo) trabalham com esta alternativa. Inaugurado há dois anos no Centro de Gramado, o Hotel Refúgio da Montanha aceita até dois pets por apartamento, e possui suítes equipadas para receber os animais. "Disponibilizamos camas, pipizeiro, potes de água e alimentação, e biscoitinhos no check-in e check-out", enumera o gerente comercial da empresa, Fabiano Mewius.
Um dos primeiros a adotar o sistema foi o Hotel Bangalôs da Serra, inaugurado em 1996. Localizado próximo ao pórtico da estrada para Nova Petrópolis, o estabelecimento oferece - além de acomodações em formatos de cabanas, piscina, restaurante, bar, salão de jogos, parque infantil, fitness center, - um grande espaço de lazer para hóspedes e seus amigos de quatro patas. "Desde 2006, quando passamos a aceitar animais de estimação, já recebemos muitos bichinhos: cães, gatos, papagaio, furão, porquinho da índia, tartaruga, entre outros", comenta a sócia e gerente do empreendimento, Marilu Ana Bielski Kern. Ela comenta que a decisão de abrir as portas para pets surgiu de grande demanda. "Sempre nos perguntavam se era possível acomodar bichinhos - hoje em dia a configuração das famílias está mudando, e existem muitos casais sem filhos, mas com animais de estimação."
Como as acomodações do Bangalôs da Serra são distantes uma das outras, o hotel aceita até três cães de pequeno e médio porte (até 12 kg), por habitação. "Muita gente vem acompanhada de dois pets", afirma Marilu. A maioria é morador da Região Metropolitana de Porto Alegre, que vai passar o fim de semana na Serra. "Mas também recebemos muitos turistas vindos dos outros estados da Região Sul e do Sudeste, que chegam acompanhados dos bichinhos, tanto para lazer como em viagens de trabalho."
No rol de hóspedes do gênero, o casal de biólogos Rita Parallo e Rogério Marques - moradores da cidade de Jundaí, no interior de São Paulo - é frequentador assíduo do hotel. "Desde 2014, costumamos viajar para a serra gaúcha, e nos hospedamos no Bangalôs, com a Amora e a Jabuticaba", diz Rita, lembrando as cadelinhas, duas pugs, de três e seis anos. "A receptividade é maravilhosa: quando chegamos no quarto já tem caminhas, potes de água e comida, tapete higiênico para as necessidades de ambas, e um gramado, além de um espaço pet onde inclusive podemos tomar café da manhã com elas." Rita comenta que já teve mais dificuldade de viajar com os cães. "Se o hotel não aceita, nem vamos. Mas tenho percebido que está cada vez mais fácil encontrar alternativas."

Carteira de vacinação atualizada é exigência para as hospedagens

De acordo com Marilu Kern, os hóspedes podem deixar o pet no apartamento, contanto que deixem o número de telefone, para caso seja necessário retornar. "Se o bichinho começa a latir muito e algum outro cliente se incomoda, imediatamente acionamos o dono. Mas, em geral, não temos problemas, a convivência é bastante harmônica. Já ocorreu de recebermos 16 cães em um mesmo período." Para se hospedar com pets, os tutores devem levar a carteirinha de vacinação atualizada, destaca a gestora.
"Criamos um espaço especial, com deck, para os tutores que querem tomar café da manhã ao lado de seus bichinhos, porque no restaurante não podemos permitir, por conta da vigilância sanitária; e sempre recomendamos que as pessoas passeiem com os bichinhos na guia", finaliza. Segundo ela, a taxa por animal de estimação é de R$ 50,00 (diária). Localizado próximo da Rua Coberta, o Hotel Refúgio da Montanha reserva somente o primeiro e o último andar para hóspedes com pets.
"Cobramos uma diária de R$ 70,00 por animal, para cobrir a limpeza do quarto, que é mais intensa, com higienização especial", comenta o gerente comercial da empresa, Fabiano Mewius. Ele destaca que além da carteira de vacinação do pet atualizada, o hóspede também precisa assinar um termo de responsabilidade, comprometendo-se em não deixar o animalzinho sozinho por mais de duas horas no quarto.

Unidade da rede Laghetto em Gramado se junta à causa

Mariana Brino adorou poder se hospedar com o mascote Toquinho

Mariana Brino adorou poder se hospedar com o mascote Toquinho


/ROBERTA REIS/DIVULGAÇÃO/JC
Há cerca de um mês, a rede Laghetto Allegro Alpenhaus decidiu a abrir as portas para os pets, dedicando um dos andares do hotel para hóspedes acompanhados de cães ou gatos. O gerente de Marketing da empresa, Robson Martins, explica que a decisão de reservar apenas um andar para receber hóspedes com seus cãozinhos ou gatinhos de estimação foi tomada para garantir um convívio "harmonioso" com os demais frequentadores. A Laghetto também elaborou um regulamento para a hospedagem de pets. "São algumas regras a serem seguidas para que todos possam usufruir da estadia com tranquilidade", destaca Martins.
Dentre os hóspedes caninos que já estiveram no Laguetto Allegro Alpenhaus, Toquinho não tem o movimento das patas traseiras. Justamente por ter necessidades especiais, o bichinho costuma acompanhar sua tutora, a estudante de veterinária Mariana Brino, durante suas viagens. Recentemente a dupla esteve hospedada no Laguetto Alpenhaus, e o tratamento que tiveram foi aprovado. "Passamos uma noite lá para conhecer a acomodação", afirma Mariana. Com seis anos, Toquinho - que utiliza cadeirinha de rodas - é famoso nas redes sociais e tem até um endereço na web onde aparece curtindo férias em diversos hotéis e restaurantes.