Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 28 de Março de 2019 às 08:17

Bolsas asiáticas fecham em baixa, de olho em Treasuries e diálogo EUA-China

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira (28), após o juro da T-note de 10 anos atingir o menor nível em mais de um ano e à espera dos desdobramentos de uma nova rodada de negociações comerciais entre Estados Unidos e China.
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira (28), após o juro da T-note de 10 anos atingir o menor nível em mais de um ano e à espera dos desdobramentos de uma nova rodada de negociações comerciais entre Estados Unidos e China.
Ontem, o juro da T-note de 10 anos chegou a cair ao menor patamar desde meados de dezembro de 2017. Investidores estão acompanhando de perto os juros dos Treasuries desde que o retorno da T-note de 10 anos ficou abaixo do rendimento da T-bill de 3 meses pela primeira vez desde 2007, na última sexta-feira (22). Esse fenômeno, conhecido como inversão da curva de juros, é visto como sinal de maior probabilidade de recessão nos EUA. Nas últimas décadas, recessões americanas anteriores foram precedidas por inversões na curva de juros.
Em Tóquio, o índice acionário japonês Nikkei teve queda de 1,61% hoje, a 21.033,76 pontos, pressionado tanto pela valorização do iene frente ao dólar quanto por uma redução nos juros dos bônus do governo japonês (JGBs), que seguiram o comportamento dos Treasuries. No mercado de JGBs, o rendimento do papel de 10 anos recuou 3 pontos-base, a -0,10%, nova mínima em dois anos e meio.
Em Pequim, uma delegação americana vai retomar negociações comerciais com autoridades chinesas durante o jantar nesta quinta, segundo o Ministério de Comércio chinês. Porta-voz do ministério, Gao Feng disse mais cedo que EUA e China avançaram em rodadas anteriores, mas ainda têm "muito trabalho a fazer".
Há relatos de que a China teria apresentado aos EUA propostas inéditas para uma série de questões, incluindo a de transferência forçada de tecnologia.
No começo de abril, possivelmente já na próxima semana, o diálogo sino-americano irá se transferir para Washington. Negociadores de ambos os lados disseram esperar que a nova rodada de discussões leve a um acordo comercial entre EUA e China até o fim de abril.
Após um breve respiro de perdas recentes ontem, as bolsas chinesas voltaram para o vermelho nesta quinta. O Xangai Composto caiu 0,92%, a 2.994,94 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,90%, a 1.639,72 pontos.
Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi cedeu 0,82% em Seul, a 2.128,10 pontos, e o Taiex mostrou baixa marginal de 0,06% em Taiwan, a 10.536,26 pontos, mas o Hang Seng se recuperou no fim do pregão e subiu 0,16% em Hong Kong, a 28.775,21 pontos. A fabricante de equipamentos de telecomunicações chinesa ZTE foi destaque em Hong Kong, com salto de 9,4%, após divulgar balanço trimestral melhor do que o esperado.
Na Oceania, a bolsa australiana se esquivou do tom majoritariamente negativo da Ásia e o S&P/ASX 200 avançou 0,65% em Sydney, a 6.176,10 pontos, graças ao bom desempenho de ações de mineradoras, de petrolíferas e ligadas a consumo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO