Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 26 de março de 2019.
Aniversário de Porto Alegre. Dia do Cacau.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Agronegócios

Edição impressa de 26/03/2019. Alterada em 25/03 às 22h10min

Expoagro abre com foco nas pequenas propriedades

Instalações da agricultura familiar e leilão de ovinos são novidades

Instalações da agricultura familiar e leilão de ovinos são novidades


AFUBRA/DIVULGAÇÃO/JC
Thiago Copetti
Apontada como maior feira destinada à diversificação e qualificação da agricultura familiar do Brasil, começa hoje, a 19ª edição da Expoagro Afubra, em Rio Pardo. Enquanto a Expointer e Expodireto têm seus principais focos nos grandes negócios envolvendo animais e máquinas, a Expoagro se destina especialmente a ajudar o pequeno produtor, como o de tabaco, a diversificar a produção.
Na edição de 2018 passaram pelo local 98 mil visitantes, e cerca de 80% eram produtores rurais. Do total de visitantes, segundo pesquisa realizada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), 44,96% deles têm no tabaco a sua principal fonte de renda. Outro dado revela que 91% dos entrevistados contam com propriedade rural própria. Por isso, a melhoria na gestão dos negócios e a manutenção dos jovens no campo também estão entre os temas em destaque na programação, em diferentes palestras e encontros.
Na edição deste ano, uma das melhorias no parque é a inauguração do pavilhão da agricultura familiar. Apesar de abrigar o mesmo número de expositores, cerca de 150, o coordenador do evento, Marco Antonio Dornelles, destaca que com a estrutura fixa visitantes e expositores ganham mais conforto com as novas instalações.
Outra novidade é que, pela primeira vez, haverá no parque um leilão de ovinos, com a oferta de 200 animais. A maior expectativa, no momento, porém, é pela realização de uma rodada de negócios entre produtores e redes supermercadistas. Apesar de o evento estar previsto, com apoio do Sebrae, Dornelles diz que ainda há poucos compradores cadastrados. Mas, como o encontro será realizado na quarta-feira, ainda há tempo para que mais supermercados se programem para participar do evento e apoiar a agricultura familiar e agroindústria local.
"Produtores interessados há muitos. Incentivamos a diversificação, mas o produtor precisa ter mercado para vender essa nova produção. E é esse ponto que precisamos fortalecer bastante. Estamos aguardando que mais empresas venham negociar com produtor", ressalta Dornelles.

Saiba maissobre o evento

Expoagro Afubra 2019
Quando: até 28 de março
Onde: BR-471, km 161, Rincão del Rey, Rio Pardo
Entrada e estacionamento gratuitos
Horário: de 8h às 18h
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia