Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 22 de março de 2019.
Dia Mundial da Água.

Jornal do Comércio

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
CORRIGIR

TRANSPORTE

22/03/2019 - 09h49min. Alterada em 22/03 às 09h55min

Tenha mais segurança ao utilizar aplicativos de mobilidade. Saiba como!

99 está instalando câmeras nos veículos, sendo a única empresa no Brasil a realizar esta prática

99 está instalando câmeras nos veículos, sendo a única empresa no Brasil a realizar esta prática


99/DIVULGAÇÃO/JC
Um aplicativo de mobilidade urbana investe em ferramentas para gerar mais segurança aos passageiros e motoristas. Em Porto Alegre, a 99 está instalando câmeras nos veículos, sendo a única empresa no Brasil a realizar esta prática.
A câmera é diretamente conectada à Central de Segurança da 99, onde os dados são processados e mantidos em confidencialidade. O dispositivo garante acesso às imagens quando o motorista está on-line.
Além disso, a empresa utiliza lentes com visão noturna e “olho de peixe” (ou seja, um ângulo mais amplo para captação abrangente do que acontece no carro).
O objetivo é que o monitoramento iniba eventuais incidentes. A tecnologia vai operar aliada à inteligência artificial, que monitora o perfil de todas as chamadas. Assim, o aplicativo pode identificar situações de risco e tomar as medidas cabíveis, acompanhando o que acontece no veículo. O material também poderá ser usado para ajudar na identificação de pessoas que cometem infrações.
Pedro Gomes, diretor de Operações da 99 no Sul, justifica a medida, que também funciona em São Paulo e Manaus. “A gente está vendo Porto Alegre como uma das principais cidades do Brasil. E ampliar a segurança é um fator fundamental para este desenvolvimento”, destaca ele.
Pedro informa, ainda, que a 99 traz muita inovação do exterior. “Fazemos parte de uma empresa global, a DiDi, que investe em projetos de inovação no mundo todo, e no Brasil não será diferente”, garante o executivo.
Dicas de segurança da 99:
  • Procure um lugar seguro na hora de chamar um carro pela 99. Por exemplo: se estiver num prédio, acompanhe onde está o veículo do lado de dentro do edifício.
  • Caso isso não seja possível, mantenha o celular guardado e verifique a evolução da corrida de tempos em tempos.
  • Quando a 99 chegar, confira os dados como nome do motorista, placa e modelo do carro. Se as informações não baterem, recuse a chamada.
  • Jamais embarque caso haja outra pessoa que você não conhece no carro, além do motorista.
  • Compartilhe sua localização com sua família e amigos através do app.
  • Prefira o caminho traçado pelo GPS caso você não conheça bem o local por onde está viajando.
  • Ao chegar ao destino, peça ao motorista para que finalize a corrida.
  • Após o término da corrida não esqueça de avalia-la, pois isso ajuda o aplicativo a melhorar o serviço para os usuários.
  • Em caso de incidente, a 99 disponibiliza um canal de atendimento exclusivo de segurança no 0800-888-8999, que oferece auxílio imediato. A assistência pode incluir o envio de um carro em ocorrências em que o veículo tenha sido levado.
CORRIGIR

Produzido por:




para: