Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 16 de Março de 2019 às 22:02

Ford quer cortar 5.000 empregos na Alemanha e reduzir mão de obra no Reino Unido

A montadora americana Ford planeja cortar mais de 5 mil empregos na Alemanha e quer reduzir também sua força de trabalho no Reino Unido, informou a empresa nessa sexta-feira (15). A Ford afirmouque ofereceu programas de demissão voluntária para funcionários nas duas regiões.
A montadora americana Ford planeja cortar mais de 5 mil empregos na Alemanha e quer reduzir também sua força de trabalho no Reino Unido, informou a empresa nessa sexta-feira (15). A Ford afirmouque ofereceu programas de demissão voluntária para funcionários nas duas regiões.
A medida faz parte de um plano de recuperação anunciado pela montadora em janeiro que envolve milhares de cortes de empregos, o fechamento de fábricas -uma no Brasil já foi anunciada- e a interrupção de linhas de veículos deficitárias.
"Por meio desses programas e outras iniciativas, a Ford da Alemanha espera reduzir seu quadro de funcionários em mais de 5.000 empregos, incluindo funcionários temporários", disse a empresa. A Ford também anunciou que simplificaria sua programação "melhorando ou deixando linhas de veículos menos rentáveis".
O número total de cargos afetados no Reino Unido ainda está paraser determinado, acrescentou. A Ford quer buscar lucros na Europa. A leitura é que, em um setor que depende da importação contínua de peças e componentes feitos na União Europeia,o 'brexit' (a saída do Reino Unido do bloco europeu)criaria travas ao processo industrial.
A Ford Europa vem perdendo dinheiro há anos e a pressão para reestruturar suas operações aumentou desde que a rival General Motors aumentou seus lucros vendendo suas marcas europeias Opel e Vauxhall para a francesa Peugeot.
O plano de recuperação da Ford visa alcançar uma margem operacional de 6% na Europa. Essa reestruturação também já começa a ser sentida no Brasil, onde a montadora anunciou o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) até o fim deste ano.
Já a alemã Volkswagen anunciou que vai cortar de 5.000 a7.000 postos de trabalho até 2023 como parte de um plano de ajustes que pretende financiar importantes investimentos no carro elétrico autônomo.
"Devido à automação das tarefas de rotina, a empresa parte do princípio que entre 5 mil e 7 mil postos de trabalho devem desaparecer até 2023", afirma um comunicado da VW. A queda no número de funcionários vai acontecer com a não substituição dos trabalhadores qie optarem pela aposentadoria.
Ao mesmo tempo, a VW anunciou um investimento adicional de 8 bilhões de euros até 2023 nas "questões do futuro", especialmente nos carros elétricos e na direção autônoma. No total, a VW investirá 19 bilhões de euros entre 2019 e 2023.
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO