Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 20 de Fevereiro de 2019 às 11:22

Bolsa abre em alta após chegada da proposta de reforma da Previdência ao Congresso

Estadão Conteúdo
A B3 (bolsa de valores de São Paulo) abriu o pregão desta quarta-feira (20) em alta, com o Ibovespa, principal índice, com elevação de 0,71%, marcando 98.454,95 pontos. Mas às 11h15min, o índice caía 0,23% a 97.462 pontos.
A B3 (bolsa de valores de São Paulo) abriu o pregão desta quarta-feira (20) em alta, com o Ibovespa, principal índice, com elevação de 0,71%, marcando 98.454,95 pontos. Mas às 11h15min, o índice caía 0,23% a 97.462 pontos.
O mercado acompanha as movimentações em Brasília. Nesta quarta, o presidente Jair Bolsonaro entregou a proposta de reforma da Previdência ao Congresso. 
Dentre os detalhes está o impacto estimado em dez anos, de R$ 1,164 trilhão, e de R$ 189 bilhões, em quatro anos. Conforme o Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, o presidente definiu que ao final de seu mandato pela transição da idade será 62 e 57. Também informou que a alíquota de contribuição da Previdência para os que contribuem cairá de 8% para 7,5%.
Enquanto o governo divulgava a proposta da reforma da Previdência, as ações do setor financeiro subiam, bem como as blue chips Vale e Petrobras. Já o dólar à vista renovava mínimas. Para um operador, a reação dos ativos sinaliza que o mercado está percebendo que o governo está "virando a página", após a exoneração do ministro da Secretária-Geral, Gustavo Bebianno. "Agora, é que o governo começa", diz.
Contudo, o desconforto dos investidores com a crise política recente pode não ter sido superada totalmente. A dúvida de muitos é saber como será o processo de articulação do governo para aprovar a reforma.
Depois da exoneração de Bebianno, na terça-feira (19), o governo teve a primeira derrota na Câmara. A Casa derrubou o projeto que susta o decreto assinado pelo vice-presidente Hamilton Mourão em janeiro que ampliou a funcionários comissionados e de segundo escalão o poder de impor sigilo a documentos público.
O economista Antônio Madeira, da MCM Consultores, pondera que essa derrota do governo pode ser um risco e limitar ganhos do Ibovespa. "É um fator de risco. Portanto, pode ter efeito. Mas os principais pontos da reforma já foram antecipados. Ontem, quando saiu a notícia, estava próximo do fechamento do pregão. Então, não reagiu a isso", avalia.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO