Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 10 de Fevereiro de 2019 às 11:51

Diretor do Fed pede revisão na forma como ameaças do setor financeiro são avaliadas

Agência Estado
O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Randal Quarles disse neste domingo (10), que as autoridades reguladoras globais precisam reformular a forma como avaliam novas ameaças ao sistema financeiro, à medida que a maré das regras pós-crise aumenta e o setor financeiro evolui.
O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Randal Quarles disse neste domingo (10), que as autoridades reguladoras globais precisam reformular a forma como avaliam novas ameaças ao sistema financeiro, à medida que a maré das regras pós-crise aumenta e o setor financeiro evolui.
"Não podemos ser complacentes e assumir que estamos a salvo de todos os choques", disse Quarles, em comunicado preparado para uma conferência em Hong Kong.
Quarles preside o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês), um painel de formuladores de políticas internacionais estabelecido em 2009 para revisar os regulamentos financeiros globais. Não tem o poder de ordenar nos países membros, que controlam suas próprias regras financeiras. Mas o FSB é importante porque os reguladores o utilizam para estabelecer padrões internacionais de referência e pressionar os pares em outros países para adotá-los.
Quarles disse que o FSB deve investir mais recursos na identificação de novas vulnerabilidades, agora que mais de uma década se passou desde a crise financeira e quase toda a agenda de reformas pós-crise da diretoria está completa.
Ele disse que o FSB revisaria sua estrutura para avaliar as vulnerabilidades, "para assegurar que estamos na vanguarda da avaliação da vulnerabilidade da estabilidade financeira". "Isso não será fácil - desenvolvimentos como o surgimento de ativos de criptografia podem desafiar qualquer estrutura - mas isso torna o objetivo de uma estrutura robusta ainda mais importante", acrescentou.
Quarles disse que a diretoria do Fed também continuará a rever a eficácia das regulamentações implementadas diretamente em resposta à crise financeira, refletindo esforços recentes de autoridades norte-americanas para adaptar melhor a regulamentação a bancos de diferentes tamanhos e complexidade.
"Se as reformas forem desnecessariamente onerosas e pudermos alcançar uma forte resiliência de forma mais eficiente e simples, devemos ser capazes de impulsionar a atividade econômica e financeira sustentável, beneficiando assim a todos", disse ele.
De forma mais ampla, Quarles prometeu aumentar a transparência do próprio FSB. Pela primeira vez, o conselho publicará em breve seu programa de trabalho para fornecer ao público um quadro completo das questões que está investigando no próximo ano.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO