Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Varejo

- Publicada em 04 de Fevereiro de 2019 às 21:59

Crise entre dirigentes divide ACPA e Federasul

Ruptura entre as duas organizações empresariais começou em 2016

Ruptura entre as duas organizações empresariais começou em 2016


/MARCELO G. RIBEIRO/JC
A desfiliação da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) como integrante da Federasul, solicitada pelo presidente Paulo Afonso Pereira, ao conselho da ACPA, trouxe à tona uma ruptura iniciada em 2016 e que envolve questões institucionais e também pessoais.
A desfiliação da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) como integrante da Federasul, solicitada pelo presidente Paulo Afonso Pereira, ao conselho da ACPA, trouxe à tona uma ruptura iniciada em 2016 e que envolve questões institucionais e também pessoais.
Naquele ano, pela primeira vez desde 1927, a Federasul teve dois candidatos à presidência, Simone Leite e Paulo Afonso Pereira. Com a vitória de Simone, hoje reeleita presidente da Federasul até 2020, a relação entre as diretorias das duas entidades nunca mais foi a mesma. A reunião do conselho da ACPA que decidirá pela saída ou não da federação ainda não tem data marcada.
Até Simone assumir a Federasul, por 27 votos a 19, as presidências das duas entidades sempre foram ocupadas pela mesma pessoa. Mas, em 2016, apesar de ter sido escolhido para comandar a ACPA (fundada em 1858), Pereira não foi eleito para a presidência da Federasul. Com Simone Leite no comando, a Federasul promoveu a alteração de seu estatuto que, entre outras mudanças, tirou poder da ACPA, que até então era a principal mantenedora da Federasul. Basicamente a ACPA perdeu poder de decidir quase isoladamente os rumos da Federasul, já que sozinha tinha 24 votos no conselho da entidade e todos os outros associados juntos, especialmente do Interior do Estado, outros 24. Também votam no conselho os ex-presidentes da Federasul, que, até 2016, também sempre foram os presidentes da ACPA.
Hoje, cada uma das 168 associações comerciais e empresariais que formam a Federasul têm o mesmo número de votos, com a consequente perda de poder da ACPA sobre o controle das decisões da federação. Foi quando, aparentemente, a divisão entre as presidências das duas entidades se aprofundou. Em carta envida por Pereira a Simone, e à qual o Jornal do Comércio teve acesso, o presidente da ACPA queixa-se que Paulo Menzel, vice-presidente da entidade, sofreu constrangimentos em uma reunião na Federasul, em 2017, e que menções de Simone sobre a ACPA e Pereira foram "inconvenientes".
"Houve uma série de movimentos desrespeitosos, como pedidos e solicitações feitas pela ACPA que são sempre ignorados e a ações que deveriam ser feitas e não são desenvolvidas ou desenvolvidas de forma insatisfatória", argumenta Pereira, ao relatar alguns motivos para o pedido de desfiliação.
O presidente da ACPA queixa-se, também, que Simone "fez comentários em função da atuação da ACPA e da minha em particular", e que para comprovar a veracidade do que foi dito solicitou a gravação da reunião. Pereira diz nunca ter recebido o áudio. Simone confirma que a gravação não foi disponibilizada porque é apenas para uso da entidade e para realizar a ata da Assembleia Geral Ordinária (AGO). "No encontro, do qual participaram cerca de 130 pessoas, o presidente da ACPA não participou, apesar de ser convidado. E se quiser se certificar de algo, há 130 testemunhas que podem ser consultadas. O áudio não é necessário", diz Simone.

O que dizem as entidades

Trechos da carta de Paulo Afonso Pereira a Simone Leite
"Na reunião mensal das ACI s do mês de novembro de 2017, houve um inconveniente com o representante oficial da ACPA, Sr. Paulo Menzel, que o constrangeu, e sobre o qual fiz relato e pedi providências em carta enviada a Sra. no dia 23.011.2017, recebida e com seu aceite no dia seguinte e até a presente data, sem resposta."
"Na reunião das ACI s no final do ano passado, onde ocorreu sua recondução a novo mandato, houve novo inconveniente... foi me informado que a Sra., de viva voz, fez comentários em função da atuação da ACPA e da minha em particular. O relato de nosso Vice-Presidente Paulo Menzel, sendo fidedigno, ainda me impulsionou a solicitar o áudio... a fim de comprovar o que me fora relatado. Como resposta, no mesmo dia recebi a informação que a Sra. comunicava que os áudios das reuniões da Federasul não são disponibilizados, o que me causa estranheza."
Comunicado enviado por Simone Leite aos associados da Federasul
"Por respeito às dezenas de lideranças que atravessam o Estado ou dispõe de tempo em prol do associativismo, cabe a quem preside as reuniões estabelecer a prioridade das pautas, a ordem das falas, o momento das manifestações e algumas vezes, solicitar que o interlocutor exerça seu poder de síntese, para que outros também possam falar. Trata-se de exercitar nossa disciplina para que quando um colega fale, todos possam escutar atentamente."
"Seria de grande prestígio para todos nós que o próprio presidente da ACPA , sr. Paulo Afonso, participasse integralmente das reuniões da Federasul, interagindo com seus pares conforme as regras estabelecidas para todos, já que este processo de independência, onde ambas as entidades ganharam autonomia e espaço político, foi um case de sucesso que orgulha a todos."