Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 21 de Janeiro de 2019 às 17:01

Maioria das Bolsas da Europa fecha em queda, com dados da China e Brexit

Agência Estado
Os mercados acionários da Europa fecharam majoritariamente em queda nesta segunda-feira (21), pressionados por novos sinais de desaceleração global após dados da China, enquanto investidores acompanham as negociações do Brexit.
Os mercados acionários da Europa fecharam majoritariamente em queda nesta segunda-feira (21), pressionados por novos sinais de desaceleração global após dados da China, enquanto investidores acompanham as negociações do Brexit.
Durante a madrugada, a China divulgou que seu Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 6,6% em 2018, resultado mais fraco desde 1990.
O indicador se mostrou em linha com a meta do governo chinês para o ano passado, de expansão em torno de 6,5%, mas evidencia a necessidade de que Pequim continue a oferecer estímulos à segunda maior economia do mundo.
Além disso, como era esperado, a primeira-ministra britânica, Theresa May, protocolou um projeto de lei "neutro" e "emendável" do acordo do Brexit na Câmara dos Comuns do Reino Unido.
A líder conservadora afirmou, ainda, não acreditar que haja apoio majoritário no Parlamento à realização de uma segunda consulta popular sobre a decisão de deixar a União Europeia.
May também reforçou ser "muito improvável" que a União Europeia (UE) aceite a extensão do Artigo 50, um adiamento da data de saída do Reino Unido do bloco, sem que receba um "plano claro" para chegar a um acordo.
"Embora as expectativas para qualquer tomada de novos caminhos hoje não fossem altas, houve muito pouca mudança substancial na posição da premiê", avalia o economista do JPMorgan Malcolm Barr. Para ele, ainda não parece provável que o Parlamento se mova para conseguir uma segunda consulta popular sobre o Brexit.
"Uma emenda, quer diretamente tentando descartar 'nenhum acordo' e/ou criando tempo para o Parlamento debater e votar sobre a legislação, dando à Câmara a capacidade de forçar o Executivo a buscar uma extensão do Artigo 50, parece mais provável que obtenha uma maioria", avalia.
Em meio ao cenário, marcado também pelo feriado que manteve os mercados fechados nos Estados Unidos, o DAX, da Bolsa de Frankfurt, recuou 0,62%, a 11.136,20 pontos, enquanto o CAC 40, de Paris, cedeu 0,17%, a 4.867,78 pontos.
Já o FTSE MIB, de Milão, fechou em queda de 0,35%, ao passo que o Ibex 35, de Madri, caiu 0,17%, a 9.053,80 pontos. Em Londres, o FTSE 100 avançou 0,03%, a 6.970,59 pontos, e o PSI 20, em Lisboa, subiu 0,38%, a 5.087,36 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO