Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 27 de Janeiro de 2019 às 10:08

Colheita da uva movimenta o turismo na Serra Gaúcha durante o verão

Colheita da uva e Estação Vindima ocorrem de janeiro a março, em Bento Gonçalves

Colheita da uva e Estação Vindima ocorrem de janeiro a março, em Bento Gonçalves


FM CRIAÇÃO/DIVULGAÇÃO/CIDADES
O verão nos municípios que produzem vinho na Serra Gaúcha é marcado pelo período de colheita da uva, também conhecido como vindima. De janeiro a março, Bento Gonçalves, considerada a capital Nacional do Vinho, recebe mais uma edição da Estação Vindima.
O verão nos municípios que produzem vinho na Serra Gaúcha é marcado pelo período de colheita da uva, também conhecido como vindima. De janeiro a março, Bento Gonçalves, considerada a capital Nacional do Vinho, recebe mais uma edição da Estação Vindima.
O evento e a coleta do fruto atraem visitantes de diferentes partes do país interessados em vivenciar o enoturismo, segmento da atividade turística baseado em conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura de cidades produtoras de vinho. 
Até 18 de março, Bento Gonçalves recebe a 10° edição da Estação Vindima. As atrações que compõem a programação são diversas e as empresas de turismo da região ofertam pacotes de visita as vinícolas até a tradicional pisa da uva, como faziam os colonos italianos. Em 2018, programação da cidade recebeu cerca de 285 mil  visitantes, de acordo com a Secretaria de Turismo do município. Segundo o órgão, a expectativa para este ano é que esse número aumente. 
A visita aos empreendimentos produtores de vinho é uma das principais atrações buscada pelos turistas. As vinícolas das cidades que produzem a bebida na Serra Gaúcha podem ser visitadas ao longo do ano, porém a ida no período de coleta da uva proporciona ao turista uma maior imersão no processo de fabricação das bebidas e história da imigração italiana. 
''A principal diferença - entre visitar as vinícolas em período de Vindima e no restante do ano - é poder ver presencialmente o processo de elaboração desde o início" é o que conta Vinni Fernandes, assistente de Marketing da Giordani Turismo e Eventos.
Fernandes explica que a visita à região do vinho na época da vindima tem um diferencial. No período, as vinícolas estão recebendo e preparando toneladas de uva diariamente. Além de ver como funciona a produção da bebida nas fábricas, os turistas podem pisar na uva ao som de corais típicos, como faziam os colonos italianos, e colher uvas direto dos parreirais.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/01/20/206x137/1_img_9310-8601365.jpg', 'id_midia_tipo':'undefined', 'id_tetag_galer':'1', 'id_midia':'5c4473aa93ff1', 'cd_midia':8601365, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/01/20/img_9310-8601365.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Flávia Pereira de Pereira/Especial/JC', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '52', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Clear', 'midias': [8601365,8607333,8607332,8607277,8607276], 'ds_midma_legen': {'0': '','8607276': 'Parreiras de teste da Vinícola Salton em Bento Gonçalves','8607277': 'Fábrica da Vinícola Salton em Bento Gonçalves','8607332': 'Tonéis de vinho na Vinícola Cristofoli','8607333': 'Bruna Cristofoli na loja de vinhos da vinícola familiar'}}
"A colheita da uva dá ainda mais destaque para a nossa história e trajetória, desde o início da imigração, porque permite ao visitante viver todas as etapas, colhendo a uva direto dos parreirais e pisando com pés, passando por almoços harmonizados e degustações de rótulos elaborados na região", afirmou Fernandes.
O Rio Grande do Sul destaca-se pela produção de vinho do país. O Estado produz cerca de 90% dos vinhos, 85% dos espumantes e 90% dos sucos de uva brasileiros. A Vinícola Salton em Bento Gonçalves tem uma produção de 16 milhões de litros de vinho por ano, segundo Edson Bublitz, funcionário da empresa há um ano e meio.

Estação Vindima em Bento Gonçalves

  • Quando: começou em 18 de janeiro e vai até 18 de março
  • Acesse a programação completa no link
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO