Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 13 de Janeiro de 2019 às 01:00

Couromoda dá início nesta segunda-feira à temporada de vendas

No ano passado, evento recebeu cerca de 30 mil visitas profissionais

No ano passado, evento recebeu cerca de 30 mil visitas profissionais


/COUROMODA/DIVULGAÇÃO/JC
Carolina Hickmann
O segmento couro-calçadista do Estado inicia o ano na expectativa de fortalecimento da economia brasileira. Por outro lado, poucos são os que arriscam projeções. A Couromoda, porém, sendo o primeiro evento do setor no ano, tem capacidade de atuar como termômetro, uma vez que abre oficialmente o calendário de vendas.
O segmento couro-calçadista do Estado inicia o ano na expectativa de fortalecimento da economia brasileira. Por outro lado, poucos são os que arriscam projeções. A Couromoda, porém, sendo o primeiro evento do setor no ano, tem capacidade de atuar como termômetro, uma vez que abre oficialmente o calendário de vendas.
A 46ª edição da feira de calçados tem início hoje e estende-se até o dia 17 deste mês, no Expo Center Norte, em São Paulo. Para o presidente executivo da Abicalçados, Heitor Klein, a Couromoda deve representara a retomada do segmento que teve queda de produção de 2% em 2018. O dirigente aponta que algumas marcas brasileiras tiveram sinais de recuperação ainda no final do ano passado, o que sinaliza a possibilidade de próximos meses positivos para os calçadistas, sem projetar números.
Pela estimativa da organização, representantes de mais de 50 países se farão presentes no evento, com potencial de movimentar 35% do faturamento anual do setor ao longo dos meses que seguem a feira. No ano passado, foram cerca de 30 mil visitas profissionais, total que tem previsão de crescimento de 5%, com players confirmados da Bolívia, Peru, Paraguai, Argentina e Estados Unidos - estes dois últimos os principais compradores dos calçados brasileiros.
O diretor da A3 Espadrilles, Alex Zimmermann, projeta expandir o montante exportado e aumentar a sua capilaridade internacional a partir da Couromoda. "A feira costuma preencher os volumes até o dia das mães e esperamos um sucesso com algumas tratativas já em andamento para negócios internacionais", relata, ao lembrar que a empresa atua no Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Peru. A A3 apresentará modelos em couro e a linha de sapatos veganos, com solado reutilizado das outras linhas. "Apesar de ser uma feira de couro, sabemos que todos os nossos produtos terão uma boa aceitação pela sua qualidade", afirma. A A3 estará presente no estante coletivo do Sebrae-RS, que comemora 20 anos de participação de evento nesta edição com a presença de 30 empreendedores em seu espaço.
Presente na feira há 14 edições, o Bischoff Group também resguarda expectativas positivas para o evento e o restante do ano. Cerca de 10 colaboradores estarão no estante de 90m2 comandando as apresentações das marcas Jorge Bischoff e Loucos & Santos, que compõem o grupo. O CEO da empresa, Jorge Bischoff, ressalta a capacidade da Couromoda na consolidação de novos mercados, especialmente no que tange o público dos lojistas multimarcas e a impulsão das vendas da temporada de outono-inverno com compradores do Brasil e do exterior. "Além de empresários da América Latina e Europa, a feira recebe, por exemplo, compradores do Oriente Médio e da África, regiões em que já estamos, mas que vemos um potencial muito grande para conquistar mais espaço", revela.
Integrada ao evento principal acontece a 9ª edição da São Paulo Prêt-à-Porter, feira internacional de negócios para indústria de moda, confecções e acessórios. Na palestra inaugural, serão apresentados os resultados da pesquisa Perfil do Varejo Brasileiro do Calçado, realizado pela Couromoda em 2018 com o envolvimento de mais de 2,2 mil pontos de venda. Também serão realizados seminários e outras atividades na programação.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO