Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 17 de Dezembro de 2018 às 19:57

Dólar recua ante iene, em dia de cautela nos mercados e após dados dos EUA

Agência Estado
O dólar caiu em relação a outras divisas fortes, como o iene, o euro e a libra, em dia de cautela nos mercados globais. A divisa americana não manteve, contudo, nesta segunda-feira (17), sinal único em relação a outras moedas de países emergentes e ligados a commodities.
O dólar caiu em relação a outras divisas fortes, como o iene, o euro e a libra, em dia de cautela nos mercados globais. A divisa americana não manteve, contudo, nesta segunda-feira (17), sinal único em relação a outras moedas de países emergentes e ligados a commodities.
No fim da tarde em Nova Iorque, o dólar caía a 112,71 ienes, o euro avançava a US$ 1,1349 e a libra tinha alta para US$ 1,2617.
Temores de desaceleração global têm afetado os mercados internacionais em várias das últimas sessões, inclusive a desta segunda-feira. Além disso, há expectativa pela decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na quarta-feira. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu no Twitter que o Fed não eleve os juros agora, mas a maioria dos investidores aposta em novo aperto monetário.
Na agenda de indicadores, o índice Empire State de atividade industrial na região de Nova Iorque e o índice de confiança das construtoras dos EUA vieram abaixo da expectativa dos analistas. Depois disso, o JPMorgan afirmou em nota que aumentou o risco de recessão nos EUA nos próximos 12 meses, de 37,1% a 37,8%.
Na Europa, a libra mostrou alta ao longo do dia, embora analistas apontem que a divisa possa voltar a ser pressionada pelas negociações para a aprovação da saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit. Hoje, a moeda manteve a força após a premiê Theresa May anunciar que pretende votar o projeto do Brexit no Parlamento britânico em meados de janeiro. Já o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, apresentou uma moção de desconfiança contra May, criticando a condução dela desse processo.
O euro, por sua vez, manteve a força mesmo após uma leitura modesta da inflação na região da moeda comum. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 1,9% na comparação anual em novembro, desacelerando da alta de 2,2% de outubro. Analistas previam 2,0%.
Entre as moedas emergentes e commodities, o peso mexicano se destacou, em alta após o presidente Andrés Manuel López Obrador apresentar um orçamento para 2019 bem avaliado pelo mercado, com aumento moderado de gastos, sem altas de impostos ou da dívida pública.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO