Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

EDUCAÇÃO

- Publicada em 25 de Novembro de 2018 às 21:22

Especial traz novidades sobre o Ensino Superior

O curso de Design da Moda, da Faculdade Senac, tem estrutura voltada à prática desde o primeiro semestre

O curso de Design da Moda, da Faculdade Senac, tem estrutura voltada à prática desde o primeiro semestre


/LUIZA PRADO/JC
O fim de ano é a época de apreensão para os estudantes que almejam ingressar nas universidades a partir de 2019. Após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), milhares de jovens se preparam para encarar o vestibular nas mais de 2,4 mil instituições de ensino públicas e privadas do Brasil. O Jornal do Comércio apresenta, hoje, um caderno especial voltado ao Ensino Superior. O Qualificação, exclusivamente on-line, pode ser acessado pelo site www.jornaldocomercio.com/maisqualificacao.
O fim de ano é a época de apreensão para os estudantes que almejam ingressar nas universidades a partir de 2019. Após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), milhares de jovens se preparam para encarar o vestibular nas mais de 2,4 mil instituições de ensino públicas e privadas do Brasil. O Jornal do Comércio apresenta, hoje, um caderno especial voltado ao Ensino Superior. O Qualificação, exclusivamente on-line, pode ser acessado pelo site www.jornaldocomercio.com/maisqualificacao.
O especial traz uma abordagem sobre o mercado relacionado ao número de vagas e a ocupação destas a partir do Censo da Educação Superior de 2017, divulgado em setembro deste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo aponta um número próximo a três milhões de vagas ociosas, sobretudo em universidades privadas, aguardando o ingresso de novos estudantes. A pós-graduação ganha cada vez mais adeptos, com dois objetivos claros: obter maior qualificação para o mercado de trabalho e almejar uma remuneração melhor.
A graduação, por sinal, passou a ser pré-requisito para ser contratado. Empresas recrutadoras reiteram que só ter o diploma pode não bastar para achar o futuro empregado para os empresários. Ter um currículo recheado também pode ser empecilho, por conta do atual cenário do mercado de trabalho, com mais vagas iniciais disponíveis do que aquelas reservadas aos profissionais com alto grau de especialização.
O Qualificação trará também novidades em relação a dois novos cursos oferecidos a partir do ano que vem. O Hospital Moinhos de Vento (HMV) terá, em 2019, a abertura da Faculdade de Ciências da Saúde com a graduação em Enfermagem. A primeira turma se iniciará em fevereiro, com 50 alunos, em aulas que serão ministradas no Colégio Bom Conselho, próximo à sede do HMV, em Porto Alegre. O currículo terá diretrizes internacionais, baseado na parceria com a John Hopkins International, uma das principais universidades dos Estados Unidos e referência na área da saúde.
A necessidade de formar profissionais especializados trouxe para a Faculdade Dom Bosco a iniciativa de criar uma pós-graduação em desenvolvimento de blockchain. O termo, que surgiu a partir do Bitcoin como uma tecnologia para garantir a segurança das operações, pode expandir seu uso para diversas áreas além da bancária. A criação do curso, com início em março, tem como objetivo trazer novas ideias de utilização da tecnologia, considerada uma das mais seguras do mundo.
Além disso, fomos conhecer o curso de Design da Moda, da Faculdade Senac, de Porto Alegre. Com uma estrutura voltada à prática desde o primeiro semestre, a graduação reúne alunos com os mais diversos perfis e explora a criatividade para criação e desenvolvimento de peças diferenciadas.

Parques tecnológicos impulsionam cenário de inovação pelo Estado

Iniciativas voltadas à inovação são a tônica dos parques tecnológicos ligados às universidades. A simbiose entre pesquisa, estudo e novas ideias gera resultado dentro e fora do campus, com a implementação de projetos para a transformação da comunidade.
Na Capital, a Aliança pela Inovação reúne três das principais universidades de Porto Alegre, juntamente com a prefeitura e membros da sociedade civil, além de empresários. A união dos esforços quer entregar, até 2025, uma mudança profunda no setor de tecnologia e pesquisa com projetos voltados para todas as áreas como saúde, educação, lazer e o empreendedorismo. Para isso, o espanhol Josep Piqué, conhecido por liderar a reformulação de cidades como Barcelona, na Espanha e Medellín, na Colômbia, foi chamado para ser uma espécie de conselheiro e trazer sua expertise em prol da inovação. A presença da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Unisinos promete dar vida às ideias e ser um dos pilares para a concretização dos objetivos estabelecidos.
O Vale do Taquari terá uma iniciativa parecida, com a Rota da Inovação, proposta em conjunto da Univates com o poder público e entidades locais do comércio de indústria. Porém, o desafio em Lajeado é maior. Com menor visibilidade, a união dos esforços precisará ser ainda mais uniforme, e o Tecnovates, parque tecnológico da universidade, será fundamental para o desenvolvimento. Com o espírito comunitário, a Univates trata o tema inovação como uma questão institucional e amplia seu espectro para outros níveis de educação, como o Ensino Médio, e ações para camadas mais vulneráveis da sociedade.
Já no Planalto Médio, a Universidade de Passo Fundo (UPF), através do UPF Parque, desenvolveu um dispositivo para ajudar a reduzir danos ao solo no momento da semeadura. O aparelho auxilia no plantio em nível, prática que resguarda nutrientes importantes no solo e evita problemas ambientais. A diferença também está no preço, 50 vezes menor em relação aos produtos similares já existentes. A iniciativa veio de pesquisadores e foi implementada por uma empresa incubada na universidade. Para conhecer mais sobre os projetos acesse o site e confira as reportagens na íntegra.