Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 15 de outubro de 2018.
Dia do Professor.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Previdência

Edição impressa de 15/10/2018. Alterada em 14/10 às 22h31min

Aposentadoria automática por idade no INSS chega a 17,3%

Falhas no cadastro, porém, levam muitos às agências do INSS

Falhas no cadastro, porém, levam muitos às agências do INSS


/MARCELO G. RIBEIRO/JC
Folhapress
A concessão de aposentadoria automática por idade, sem a necessidade de ir a uma agência da Previdência Social, somou 17,3% do total de pedidos desde maio. Há cinco meses, quem pede a aposentadoria por idade não precisa mais ir até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ideia é que a concessão saia na hora caso o segurado esteja com a documentação em dia.
O problema é que nem sempre isso ocorre. As falhas no cadastro do INSS são comuns, e as negativas superam os números de liberação. Em todo o País, segundo o INSS, desde maio, foram feitos 228 mil requerimentos de aposentadoria por idade, sem necessidade de agendamento. Desse total, foram concedidos 39.341 benefícios por idade no País (17,3%).
No estado de São Paulo, o total de pedidos automáticos desse benefício foi de 63.643 no período. Foram concedidas 12.962 aposentadorias sem agendamento. A maioria das aposentadorias por tempo de contribuição é concedida após a visita do segurado a uma agência do INSS.
O advogado Roberto de Carvalho Santos, do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), lembra que o segurado deve estar com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) em dia para conseguir a concessão automática. Se houver negativa, há alguns caminhos para garantir a renda mensal.
"Se não foi concedido, o INSS vai ter de responder o motivo. Após a resposta, o segurado tem 30 dias para entrar com um recurso", diz o especialista. Outra possibilidade, diz Santos, é ir direto ao Judiciário com os documentos que garantam o direito. "Mas aconselho que, se há chances de reverter a decisão, é importante insistir na agência, pois a Justiça é lenta." Segundo o INSS, o percentual de concessão das aposentadorias automáticas está entre 15% e 20%, no caso dos benefícios por idade, que só são solicitados dessa forma. A aposentadoria por tempo de contribuição pode ser automática ou não, com a ida do segurado à agência.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia