Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 17 de Setembro de 2018 às 12:41

Viaduto da Borges abriga feira piloto de hortigranjeiros em Porto Alegre

Produtores estarão no local nesta quarta e sexta-feira, das 6h30min às 16h30min

Produtores estarão no local nesta quarta e sexta-feira, das 6h30min às 16h30min


LUIZA PRADO/JC
Bruna Oliveira
Um dos cartões postais mais tradicionais de Porto Alegre, o viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, recebe desde a semana passada uma feira de hortigranjeiros cultivados na zona rural da Capital. Hortaliças, legumes, frutas e flores estão entre os produtos expostos nas bancas que têm como principal atrativo os preços acessíveis e trazem novas cores na área do Centro Histórico.
Um dos cartões postais mais tradicionais de Porto Alegre, o viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, recebe desde a semana passada uma feira de hortigranjeiros cultivados na zona rural da Capital. Hortaliças, legumes, frutas e flores estão entre os produtos expostos nas bancas que têm como principal atrativo os preços acessíveis e trazem novas cores na área do Centro Histórico.
O projeto ainda é piloto. Os produtores estarão no local na quarta (19) e sexta-feira (21) desta semana, das 6h30min às 16h30min. A iniciativa amplia as opções para compra de alimentos. No Centro, a Assembleia Legislativa promove uma feira de orgânicos as quartas-feiras. 
O grupo de dez agricultores que compõe a feira do viaduto estava desde junho instalado na Praça XV. Mas os feirantes tiveram de ceder o espaço às bancas de revendedores de hortigranjeiros que ficavam no Terminal Parobé, ao lado do Mercado Público. O terminal passa por reformas desde o começo de setembro.
O viaduto onde estão agora os feirantes tem dado tão certo que a ideia é tornar permanente a operação no novo local. Recentemente, a prefeitura retirou os moradores de rua que ocupavam as calçadas do Otávio Rocha. Instalar a feirinha e food trucks virou estratégia do município para revitalizar a área. 
"Tudo é novidade. As pessoas ainda ficam receosas de vir para cá, pois lembram de como o lugar era ocupado, com muita sujeira e moradores de rua. Aos poucos os clientes estão chegando", conta o agricultor  Paulo Luciano Silva da Rosa, produtor de hortaliças no bairro Lageado, no Extemo-Sul da Capital.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/09/17/206x137/1_lp_170918___feira__11_-8475763.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5b9fafcc06e7a', 'cd_midia':8475763, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/09/17/lp_170918___feira__11_-8475763.jpg', 'ds_midia': 'Nova feira de hortigranjeiros estreia - agora no viaduto Otavio Rocha, Centro.  Na foto: Paulo Luciano Silva da Rosa', 'ds_midia_credi': 'LUIZA PRADO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Nova feira de hortigranjeiros estreia - agora no viaduto Otavio Rocha, Centro.  Na foto: Paulo Luciano Silva da Rosa', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Paulo Luciano Silva da Rosa vende hortaliças que são cultivadas no bairro Lageado. Fotos: Luiza Prado/JC
Luciano também representa outros produtores que não podem estar na feira por conta do trabalho nas propriedades. O fato dos cultivos serem todos feitos pela agricultura familiar é o que impede, inclusive, que a feira seja estendida para até mais tarde, pegando o fluxo de pessoas que saem do trabalho, já que os produtores precisam contabilizar o tempo de deslocamento para a zona rural e o preparo dos produtos para o dia seguinte. 
Na manhã desta segunda-feira (17), os pedestres que passavam pelo viaduto olhavam curiosos para as bancas e comemoravam a iniciativa. "Tomara que continue", disse uma senhora que passava apressada. Já a aposentada Maria Helena Freire estava indo pegar o ônibus quando viu a feira e parou para comprar um pé de alface. "Acho isso ótimo, porque fica mais no nosso caminho. Além de movimentar o viaduto, o local ainda é coberto, bom para fazer compras", comenta Maria Helena, acrescentando que antes tinha medo de passar pela área.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/09/17/206x137/1_lp_170918___feira__14_-8475766.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5b9fafcc06e7a', 'cd_midia':8475766, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/09/17/lp_170918___feira__14_-8475766.jpg', 'ds_midia': 'Nova feira de hortigranjeiros estreia - agora no viaduto Otavio Rocha, Centro.  Na foto: Maria Helena Freire e Paulo Luciano Silva da Rosa', 'ds_midia_credi': 'LUIZA PRADO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Nova feira de hortigranjeiros estreia - agora no viaduto Otavio Rocha, Centro.  Na foto: Maria Helena Freire e Paulo Luciano Silva da Rosa', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Maria Helena aproveitou o caminho para pegar o ônibus e parou para comprar alface
O diretor da Divisão de Fomento Agropecuário (DFA) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Oscar Pellicioli, diz que há muito tempo a cidade não proporcionava um espaço nobre aos produtores de Porto Alegre. Por ser piloto, o projeto ainda depende de uma avaliação de resultados para sua continuidade, mas a ideia é de que seja mantido. "A tendência é de que a feira continue e se amplie. Estamos mapeando toda cidade para ver onde podemos ofertar outras feiras", afirma Pellicioli.
A iniciativa é uma oportunidade de fortalecer a economia agrícola por meio da agricultura familiar. As zonas Sul e Extremo-Sul de Porto Alegre concentram 12 mil hectares de área rural, utilizados sobretudo para o cultivo de frutíferas e hortaliças e agroindústrias.
As feiras são uma oportunidade para fortalecer a economia agrícola e ampliar o consumo de produtos locais, com cada vez menos agrotóxicos. Ao todo, são 39 Feiras Modelo em Porto Alegre atualmente, que vendem hortigranjeiros, carnes, derivados de leite, frios e embutidos (veja lista de locais aqui). Outras opções são as feiras orgânicas, que já somam 28 na Capital. Uma delas é a feira da Assembleia Legislativa, que também é opção para moradores do Centro.
> Galeria de imagens: como é a feirinha no viaduto Otávio Rocha 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO