Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 17 de setembro de 2018.
Dia do Transportador Rodoviário de Carga.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Sustentabilidade

Edição impressa de 17/09/2018. Alterada em 16/09 às 21h33min

Capital discute agricultura e alimentação

Tema da AgUrb neste ano vai abordar sistemas agroalimentares saudáveis

Tema da AgUrb neste ano vai abordar sistemas agroalimentares saudáveis


/JOSHUA LANZARINI/UNSPLASH/DIVULGAÇÃO/JC
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre, sedia, a partir de hoje, a 3ª Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada (AgUrb). O tema central do encontro é alimentos saudáveis, sociobiodiversidade e sistemas agroalimentares sustentáveis: inovações do consumo à produção. Ao longo de cinco dias, o evento vai reunir cerca de 170 especialistas de 36 países, em uma intensa programação que inclui painéis de escopo internacional, simpósios, apresentação de trabalhos científicos em grupos de trabalho temáticos, relatos de experiências, saídas de campo e atividades culturais.
Reconhecidos acadêmicos e especialistas, além de representantes de governos, instituições internacionais e lideranças de movimentos sociais, participam dos painéis. A proposta é refletir e debater diferentes visões sobre teorias, práticas e processos relacionados a sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes, contribuindo para a articulação e a construção de uma nova agenda de pesquisas, estudos e ações. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS-ONU); Mudanças Climáticas, Segurança e Soberania Alimentar; e Política e Governança são alguns dos assuntos que serão tratados durante as manhãs. Os painéis acontecem no Salão de Atos da Ufrgs, com tradução simultânea.
A Edição Especial do Comida de Rua será um espaço de convivência e alimentação para promover a integração entre os participantes da conferência, produtores locais e a população de Porto Alegre, em uma experiência aberta ao público para estimular o debate sobre práticas alimentares. Mobilizada pela parceria entre a Comissão Organizadora da AgUrb e o Comida de Rua, conta com a participação e o protagonismo de chefs, agricultores e empreendimentos locais, trazendo uma amostra da diversidade dos alimentos regionais e sazonais.
O espaço funciona durante toda a semana do evento no Parque da Redenção (atrás do Espelho d'água), ofertando almoços e lanches que abrangem a diversidade de estilos alimentares e contemplando o público com qualidade e diversidade. Na quarta e na quinta-feira, 19 e 20 de setembro, a feira se estende até as 22h, promovendo uma festa com a participação de DJs locais, tornando-se um espaço de lazer a céu aberto para a população. Ao longo do dia 20, a feira traz como algumas das atrações uma série de atividades abertas, como yoga, danças circulares e oficina de identificação de plantas alimentícias não convencionais.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia