Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 27 de Agosto de 2018 às 08:28

Bolsas asiáticas fecham em alta com medida da China para sustentar yuan

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta segunda-feira (27), em meio à boa acolhida de investidores a medidas da China para conter uma recente tendência de desvalorização do yuan.
As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta segunda-feira (27), em meio à boa acolhida de investidores a medidas da China para conter uma recente tendência de desvalorização do yuan.
No fim da semana passada, o banco central chinês (PBoC, pela sigla em inglês) anunciou que reintroduziu neste mês o chamado "fator contracíclico" para determinar a chamada taxa de paridade do yuan ante o dólar, de forma a impedir que a moeda do país se deprecie de forma muito acentuada.
A iniciativa do PBoC não apenas tem o objetivo de conter saídas de capital, como também neutralizar críticas dos EUA de que a China estaria buscando enfraquecer sua divisa propositalmente, como parte das atuais disputas comerciais com Washington.
Principal índice acionário chinês, o Xangai Composto subiu 1,89% hoje, a 2.780,90 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 2,49%, a 1.496,71 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng saltou 2,17%, a 28.271,27 pontos.
O tom positivo na Ásia também veio na esteira do bom desempenho dos mercados acionários de Nova Iorque, que na sexta-feira (24) renovaram máximas históricas após o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, afirmar em discurso que o ritmo gradualista de aumento de juros nos EUA será mantido.
Em outras partes da região asiática, o japonês Nikkei teve alta de 0,88% em Tóquio nesta segunda, a 22.799,64 pontos, em seu quinto pregão consecutivo de ganhos; o sul-coreano Kospi subiu 0,27% em Seul, a 2.299,30 pontos, na sétima sessão seguida de valorização; e o Taiex avançou 0,86% em Taiwan, a 10.902,21 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana teve alta moderada, ajudada por ações de mineradoras e bancos. O S&P/ASX 200 subiu 0,35% em Sydney, a 6.268,90 pontos. Na semana passada, o mercado da Austrália foi pressionado por uma crise política que culminou na substituição de Malcolm Turnbull por Scott Morrison no cargo de primeiro-ministro do país.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO