Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 24 de Agosto de 2018 às 13:32

Bndes informa que ainda não teve acesso a relatório da PF sobre Operação Bullish

Agência Estado
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) informou nesta sexta-feira (24) que não teve acesso ao relatório da Polícia Federal (PF) sobre a Operação Bullish, que investiga as operações da instituição de fomento com o frigorífico JBS.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) informou nesta sexta-feira (24) que não teve acesso ao relatório da Polícia Federal (PF) sobre a Operação Bullish, que investiga as operações da instituição de fomento com o frigorífico JBS.
O relatório pede o indiciamento de sete pessoas, incluindo os ex-ministros da Fazenda dos governos do PT Guido Mantega e Antonio Palocci, o empresário Joesley Batista e o ex-presidente do Bndes Luciano Coutinho. A conclusão do relatório foi revelada pela TV Globo e confirmada pelo Estadão.
Em nota divulgada nesta sexta, o Bndes informa que "tomou conhecimento pela imprensa dos recentes desdobramentos da Operação Bullish". "O banco ainda não teve acesso ao relatório da Polícia Federal. A instituição sempre colaborou com as autoridades e continuará prestando todas as informações solicitadas nas demais etapas do processo, que agora será avaliado pelo Ministério Público Federal", diz um trecho da nota.
O Bndes ressaltou ainda que instaurou uma Comissão de Apuração Interna sobre o caso, "que não identificou nenhum fato relevante". "O banco também contratou uma auditoria internacional independente, que está sendo conduzida pelos escritórios Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP, dos EUA, e o brasileiro Levy & Salomão, com largas experiências em temas financeiros complexos, para aprofundar as investigações internas e dar maior segurança às suas informações financeiras, auditadas pela KPMG e Grant Thornton", diz a nota.
No fim de março, um comunicado interno informando sobre a investigação a cargo do Cleary Gottlieb foi distribuído entre funcionários do banco que participaram das operações com o grupo J&F, como revelou o Estadão/Broadcast em maio. Além de informar da investigação, o comunicado pedia aos funcionários para que não apagassem e-mails que poderiam ser solicitados nas investigações.
A PF e o MPF deflagrarem a Operação Bullish em maio de 2017. A operação cumpriu 47 mandatos de condução coercitiva e busca e apreensão contra técnicos, executivos ou ex-executivos do banco, incluindo o ex-presidente Coutinho. Uma semana depois, a delação premiada de executivos da JBS seria revelada, envolvendo o presidente Michel Temer - investigadores que trabalham na Bullish alegam que há indícios de crime, que teriam sido omitidos na delação premiada.
Na nota desta sexta-feira, o Bndes reafirmou a confiança na integridade de seu corpo técnico. "O Banco acompanha o trabalho da Polícia Federal, do Ministério Público, do Poder Judiciário e das instituições de controle do Estado brasileiro, na crença de que, ao final, os fatos serão adequadamente esclarecidos à sociedade. Por fim, o Bndes reitera a confiança na impessoalidade de seus processos colegiados e na integridade de seu corpo técnico", diz a nota.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO