Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 16 de Agosto de 2018 às 08:07

Bolsas da Ásia caem, mas ficam longe de mínimas com reaproximação de China e EUA

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quinta-feira (16), mas ficaram longe das mínimas do pregão após a China anunciar planos de iniciar uma nova rodada de negociações comerciais com os EUA.
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quinta-feira (16), mas ficaram longe das mínimas do pregão após a China anunciar planos de iniciar uma nova rodada de negociações comerciais com os EUA.
O Ministério de Comércio da China informou que, a convite dos EUA, o vice-ministro chinês de Comércio e representante das negociações comerciais internacionais, Wang Shouwen, irá a Washington ainda este mês para retomar o diálogo comercial entre as duas maiores economias do mundo. A data das conversas não foi especificada.
A notícia ajudou os mercados chineses a apagar parte das significativas perdas que mostraram no começo dos negócios. O índice Xangai Composto recuou 0,66% hoje, a 2.705,19 pontos, depois de chegar a atingir nova mínima em dois anos e meio, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,99%, a 1.467,12 pontos. As ações com pior desempenho na China foram dos setores de energia e infraestrutura.
Há vários meses, EUA e China estão engajados numa crescente disputa comercial. Numa tentativa de corrigir o que classifica de desequilíbrios no comércio bilateral, Washington já impôs tarifas de 25% sobre US$ 34 bilhões em importações chinesas, montante esse que poderá aumentar para US$ 50 bilhões a partir do dia 23. Em reação, Pequim vem retaliando na mesma medida contra bens importados dos EUA.
Em Hong Kong, o Hang Seng terminou o dia em baixa de 0,82%, a 27.100,06 pontos, influenciado principalmente pela gigante de internet chinesa Tencent, que ontem divulgou lucro e receitas trimestrais menores do que se previa. A ação da Tencent registrou queda de 3% nesta quarta, atingindo o menor nível em 11 meses, depois de já ter sofrido um tombo de 3,6% na sessão anterior.
Na Bolsa de Tóquio, o Nikkei ficou praticamente estável, com ligeira perda de 0,05%, a 22.192,04 pontos, depois de chegar a cair 1,5% no pior momento do pregão. O índice japonês foi em parte sustentado por ações financeiras, que subiram mais de 1%.
Em outras partes da Ásia, o Taiex recuou 0,31% no mercado taiwanês, a 10.683,90 pontos, renovando mínima em cinco semanas, enquanto o sul-coreano Kospi teve baixa de 0,80% em Seul, a 2.240,80 pontos, depois de não operar ontem devido a um feriado nacional.
Continua no radar a crise da Turquia, que causou forte turbulência nos mercados financeiros globais no começo da semana. A lira turca, porém, está hoje em seu terceiro dia consecutivo de recuperação, tendo revertido quase toda a desvalorização que havia acumulado nas duas sessões anteriores.
Na Oceania, a bolsa da Austrália seguiu o comportamento das asiáticas e ficou bem perto de zerar as perdas do pregão, que chegaram a 0,70%. O índice S&P/ASX 200 terminou o dia em Sydney em baixa marginal de 0,01%, a 6.328,30 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO