Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 06 de Agosto de 2018 às 19:39

Com câmbio favorável, exportador tem maior rentabilidade desde outubro de 2015

Agência Estado
A valorização do dólar - que permite ao exportador receber mais, em reais, pelos produtos vendidos ao exterior - levou a rentabilidade das exportações brasileiras ao maior patamar desde outubro de 2015.
A valorização do dólar - que permite ao exportador receber mais, em reais, pelos produtos vendidos ao exterior - levou a rentabilidade das exportações brasileiras ao maior patamar desde outubro de 2015.
Segundo índice mensal calculado pela Funcex, centro de estudos do comércio exterior, a rentabilidade dos produtos embarcados para fora do País subiu 3,1% na passagem de maio para junho. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta foi ainda maior: 13,2%.
No acumulado do primeiro semestre, a rentabilidade das exportações brasileiras foi 7,2% superior à registrada nos seis primeiros meses de 2017. Os ganhos cambiais vêm compensando aumentos no custo de produção não repassados ao preço dos produtos embarcados.
Segundo a Funcex, o efeito cambial foi determinante na rentabilidade apurada em junho porque, se fosse considerada apenas a diferença entre o preço das exportações em dólares e o custo de produção, a margem seria 1,2% menor, na comparação com o mesmo período do ano passado.
De 23 setores que conseguiram ganhar mais com exportações em relação a junho de 2017, 14 só tiveram aumento de rentabilidade porque o dólar se valorizou sobre o real. Nos demais, os ganhos, além da ajuda do câmbio, vieram porque as empresas conseguiram aumentar preços e/ou cortar custos.
No resultado que consolida todas as atividades, o índice de rentabilidade apurado pela Funcex chegou a 94,5 no sexto mês deste ano. É a maior marca desde outubro de 2015, quando o índice foi de 95,9.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO