Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 03 de agosto de 2018.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

construsul

Edição impressa de 03/08/2018. Alterada em 02/08 às 22h45min

Empresas apostam em inovações disruptivas

Nubryte promete integrar, num único dispositivo, diversas possibilidades de um sistema de automação

Nubryte promete integrar, num único dispositivo, diversas possibilidades de um sistema de automação


/LUIZA PRADO/JC
Carolina Hickmann
Uma das apostas das marcas que compõem a 21ª Feira Internacional da Construção (Construsul) são os produtos com tecnologia embarcada. Seguindo tendências mundiais, cada vez mais as feiras servem de palco para produtos tecnológicos disruptivos em seu segmento.
Um dos exemplos é o sistema de automação Nubryte, trazido ao Brasil com exclusividade pela Biltech Automação. A tecnologia, que ainda aguarda regulamentação da Anatel, promete integrar, em um único dispositivo, diversas possibilidades de um sistema de automação, sem a necessidade de centrais, com a praticidade da utilização de Wi-Fi e acumulando informações em nuvem.
O gerente técnico da empresa, Túlio Menezes, relata que mais do que controle de iluminação, o sistema trará alarme com sensores de movimento integrado, câmera para gravação de intrusos, calendário da família, entre outros. Ponto de destaque, segundo o representante, é a simplicidade de instalação do produto. "É apenas necessário trocar os interruptores convencionais por módulos e conectá-los a rede", explica.
Outra novidade é a possibilidade de integração do sistema a dispositivos como o Google Home - espécie de assistente virtual que responde a voz humana e desempenha tarefas. "Ao mesmo tempo em que o produto é conforto, ele também traz intendência pessoas com necessidades especiais que podem controlar a casa por voz", relata. Ainda sem preço médio definido, estará disponível em revendas especializadas no prazo de dois meses.
No estande do Instituto de Tecnologia da Unisinos (ITT Performance), a First Planner expôs solução, lançada em abril, para gerenciamento de canteiros de obras. O aplicativo integra controle de planejamento, qualidade e medições, em plataforma na qual o funcionário informa o andamento de cada serviço necessário no dia. "Ao acessar o sistema, com o seu cartão, é possível visualizar os próximos passos necessários na obra e informar o andamento do processo", relata o engenheiro Matheus Ries, gerente de desenvolvimento da empresa.
Com isso, diz, é possível averiguar no próprio sistema quais as inspeções estão pendentes e marcá-las como realizadas no final do processo. "Assim se reduz a utilização de papéis e Excel, mesmo que seja possível imprimir as planilhas com os avanços da obra a partir do sistema", relata. O investimento na compra da estação é de R$ 1,5 mil, o licenciamento do software tem valor mínimo de R$ 6,5 mil com uso vitalício, além de valores para manutenção e suporte.
As empresas presentes na feira também apostaram na utilização de tecnologia para exposição de produtos. A Stam, marca de fechaduras e cadeados, utilizou óculos de realidade virtual para apresentar sua linha de cadeados Life Colors, focada nos jovens. "A tecnologia justamente auxilia na aproximação com este público", relata o gerente de vendas, Marcio Tavares. Como novidade de produto, a marca seguiu a linha tecnológica ao lançar fechadura e visor digital, conectados ao dispositivo móvel do proprietário. "Se uma pessoa tocar a campainha do local duas vezes, por exemplo, uma foto é enviada ao celular cadastrado com alta resolução de imagem", exemplifica.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia