Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 16 de julho de 2018.
Dia do Comerciante .

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Consumo

Notícia da edição impressa de 16/07/2018. Alterada em 15/07 às 21h57min

Lojas antecipam as liquidações de inverno

Paquetá vem aproveitando os dias de temperaturas baixas e mantém promoção que vai até 30 de julho

Paquetá vem aproveitando os dias de temperaturas baixas e mantém promoção que vai até 30 de julho


/FREDY VIEIRA/JC
Pedro Carrizo

O varejo começa a liquidar seus estoques em Porto Alegre, principalmente nos segmentos calçadista, de vestuário e acessórios, com descontos que variam de 10% a 70% do valor total ofertado. Embora o frio e o inverno ainda estejam presentes, botas, casacos e malhas já estão na promoção, assim como bijuterias e bolsas. De acordo com lojistas, a baixa dos preços tende a se manter até o final deste mês. A decisão muda de estabelecimento para estabelecimento, já que a onda de promoções parte das próprias empresas e não tem vínculo com entidades varejistas e comerciais.

Nas vitrines dos shoppings e no Centro de Porto Alegre os anúncios de promoção dividem espaço com os produtos, mas para alguns estabelecimentos o resultado ainda não é o esperado. A loja de moda feminina Bella Modas, localizada no Shopping Total, é um dos exemplos. "Ainda não tivemos grande desempenho com a liquidação, que chega a 70%, mas esperamos que as vendas melhorem até o final do mês", diz a subgerente do estabelecimento, Vanessa Fontana, acrescentando que a Copa de 2018 freou o consumo da loja.

Já no setor calçadista, as Lojas Gaston têm descontos de até 50% do valor total ofertado, mas a liquidação se encerra no dia 30 de julho. Para o diretor de Varejo Multimarcas do Grupo Paquetá, Rafael Boettner, a liquidação de inverno, acompanhada do frio prolongado em Porto Alegre, tem sido muito bem aproveitada pelos consumidores. "As ofertas estão sendo bem aceitas por nossos clientes. Liquidações de inverno da Gaston costumam ser muito esperadas, já que os produtos ofertados são de grande procura e com uso garantido no próximo inverno", conta Boettner.

Na Calci, loja do segmento calçadista localizada na Rua dos Andradas, a liquidação começou na segunda quinzena de junho e todas as linhas de botas estão na promoção. "As vendas estão voltando a crescer, mas a constância de chuvas e o jogo do Brasil na Copa, que aconteceu no quinto dia útil do mês, afetaram nossas projeções", diz a gerente da loja do Centro de Porto Alegre, Priscila Silva.

Mesmo com a baixa dos preços, para a consumidora Amalia dos Santos o valor dos produtos ainda não são os ideais. Amalia buscava comprar botas, pesquisou pela Rua dos Andradas e, mesmo conseguindo encontrar um produto do seu agrado, notou pouca diferença de preços entre as lojas. "Umas ofertam 50%, outras 30%, outras 70%, mas os valores são muito parecidos. Não senti diferença", afirma a aposentada.

"O comércio acabou antecipando um pouco as liquidações, principalmente no segmento de produtos destinados ao frio, devido à Copa do Mundo", diz o presidente da CDL Poa, Alcides Debus, sobre as empresas que começaram a liquidar ainda no início de junho. Porém, de acordo com o presidente, os lojistas não conseguiram o resultado esperado nos mesmos dias em que a seleção brasileira jogou. Outro fator que também influenciou na arrecadação do varejo foi a greve dos caminhoneiros. "Identificamos, agora com a consolidação do frio e o final da Copa e da greve, que as lojas estão vendendo mais que no ano passado. Porém, terão menos tempo para liquidar o estoque", diz Debus, acrescentando que o consumidor é quem se beneficia com esses fatores, já que terá preços menores até o final da estação.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia