Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 29 de Junho de 2018 às 08:08

Bolsas asiáticas sobem no último dia útil do trimestre, com recuperação da China

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira (29), último dia útil do segundo trimestre, à medida que os mercados da China exibiram uma forte recuperação após acumularem fortes perdas em meio a disputas comerciais entre Pequim e Washington.
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira (29), último dia útil do segundo trimestre, à medida que os mercados da China exibiram uma forte recuperação após acumularem fortes perdas em meio a disputas comerciais entre Pequim e Washington.
Principal índice acionário chinês, o Xangai Composto subiu 2,17% hoje, a 2.847,42 pontos, interrompendo uma sequência de quatro pregões negativos. Já o Shenzhen Composto, que é em boa parte formado por startups, saltou 3,26%, a 1.607,62 pontos.
Ao longo de junho, porém, o Shanghai e o Shenzhen tiveram desvalorização de 8% e 9%, respectivamente. Além disso, ambos os índices ficaram no vermelho pelo terceiro trimestre consecutivo, o que não acontecia desde 2011. Apenas o Xangai sofreu um tombo de 10% no segundo trimestre.
A melhora na China veio depois que Pequim anunciou ontem medidas para reduzir restrições a investimentos externos em alguns setores, como o bancário, e para devolver pagamentos excedentes de imposto sobre valor agregado (IVA) a empresas de alta tecnologia e manufatura.
Nos últimos tempos, porém, as bolsas chinesas foram penalizadas pelas tensões comerciais entre EUA e China. O governo Trump ameaça tarifar até US$ 450 bilhões em produtos chineses e Pequim promete responder na mesma medida se Washington for adiante com seus planos.
Na quarta-feira (27), os EUA assumiram tom mais ameno ao anunciar que eventuais restrições a investimentos estrangeiros irão se basear na legislação existente, indicando que a Casa Branca não pretende tomar uma postura mais dura em relação à China especificamente.
Ajudados pelo forte desempenho das ações chinesas, outros mercados da Ásia também ficaram no azul hoje. O Hang Seng avançou 1,61% em Hong Kong, a 28.955,11 pontos, enquanto o japonês Nikkei teve alta moderada de 0,15% em Tóquio, a 22.304,51 pontos, o sul-coreano Kospi ganhou 0,51% em Seul, a 2.326,13 pontos, e o Taiex subiu 1,71% em Taiwan, a 10.836,91 pontos, em seu melhor dia em quatro meses.
Na Oceania, a bolsa australiana perdeu força na última hora do pregão e o S&P/ASX 200 caiu 0,33%, a 6.194,60 pontos, revertendo o ganho de ontem. Em junho, porém, o mercado de Sydney teve valorização de 3%, fechando o segundo trimestre com ganho de 7,6%, o maior em três anos. Favoreceram esse desempenhos os setores bancário e petrolífero.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO