Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 20 de junho de 2018.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

indústria

Notícia da edição impressa de 20/06/2018. Alterada em 20/06 às 01h00min

Ford e Volks anunciam parceria global para desenvolver carros

A Kombi do futuro poderá ter um toque norte-americano: Ford e Volkswagen irão desenvolver novos carros em conjunto, com foco em veículos comerciais. O anúncio foi feito ontem em um comunicado dividido pelos presidentes das duas empresas. As montadoras afirmam que, a princípio, essa aliança estratégica não envolverá aportes financeiros entre as empresas e tampouco trocas de ações. Os detalhes serão divulgados de acordo com o avanço das negociações, diz o comunicado.
A potencial cooperação industrial com a Ford é vista como uma oportunidade para melhorar globalmente a competitividade das duas empresas, disse Thomas Sedran, diretor do Grupo de Estratégia da Volkswagen. O anúncio ajuda a entender movimentos recentes das duas fabricantes. Em outubro, a Ford anunciou que concentraria seus investimentos futuros em utilitários esportivos e picapes, modelos em ascensão globalmente. As plataformas desses tipos de veículos são as mesmas utilizadas em automóveis de uso comercial, como os furgões.
Na Volkswagen, protótipos do que seria a nova Kombi têm sido exibidos em salões internacionais, sempre com motorização elétrica. Contudo, a marca precisa ser mais competitiva mundo afora no segmento de veículos voltados para o trabalho -e por isso ainda precisa de motores a diesel, que estão no centro de um dos maiores escândalos do setor automotivo.
Ford e Volkswagen já formaram uma só empresa no Brasil, a Autolatina. A parceria foi anunciada em 1987 e os primeiros produtos feitos em conjunto chegaram as lojas em 1990. A Volkswagen tinha o controle acionário. Os produtos deveriam ser complementares, mas disputavam os mesmos segmentos. A Ford tinha o Verona e a Volks, o Apollo. Eram basicamente o mesmo carro, o que também ocorria com os sedãs médios Versailles e Santana. Os Volkswagen Logus e Pointer usavam a mesma plataforma do Ford Escort, apesar de terem carrocerias diferentes. Os últimos carros da Autolatina foram produzidos em 1996. As marcas ainda não anunciaram como se dará a parceria no Brasil.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia