Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 19 de Junho de 2018 às 01:00

Fitch reafirma ratings de Caixa, Banco do Brasil e Bndes

A agência de classificação de risco Fitch reafirmou os ratings BB- da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A perspectiva é estável.
A agência de classificação de risco Fitch reafirmou os ratings BB- da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A perspectiva é estável.
"O rating reflete a participação majoritária do governo federal, seu papel político na implementação de programas econômicos do governo e a importância sistêmica do banco", disse a Fitch, em ambos os relatórios realizados sobre os bancos.
Pelo mesmo motivo, a Fitch reafirmou ainda os ratings do Banco da Amazônia e Banco do Nordeste, todos em BB-, com perspectiva estável.
Já o rating do Banco Pan foi mantido em B . O banco tem a participação da Caixa.
A agência também reafirmou o rating do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) em BB- e manteve a perspectiva estável. O anúncio reflete a visão de que a instituição de fomento receberia apoio do governo federal do Brasil se houvesse necessidade, explica a agência em comunicado.
A nota de crédito do banco é amparada nesse potencial suporte e alinhada à nota soberana brasileira. "Como um banco de desenvolvimento estatal, a estratégia do Bndes é diretamente ligada às políticas econômicas do governo, e potencialmente sujeita a influência política. A saída de gestores de cúpula do Bndes tem sido frequente em anos recentes e o banco teve três trocas de presidente desde 2016", diz a Fitch.
Em contraponto, a agência sublinha que o banco de fomento foi escrutinado por uma variedade de investigações oficiais em diversas de suas operações de empréstimo e investimento no Brasil e no exterior, mas, "até agora, nenhuma conduta irregular foi identificada".
"O crescimento de empréstimos do Bndes tem sido negativo desde 2016", destaca ainda a agência.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO