Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 14 de Junho de 2018 às 01:00

Piloto do novo crediário começará no final do ano

Produto prevê o parcelamento com juros no cartão de crédito

Produto prevê o parcelamento com juros no cartão de crédito


/MARCELO G. RIBEIRO/JC
A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) prevê que o parcelado com juros no cartão de crédito, novo modelo de crediário, deverá ser lançado no último trimestre do ano, como um projeto-piloto. A implantação em maior escala ocorreria apenas em 2019.
A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) prevê que o parcelado com juros no cartão de crédito, novo modelo de crediário, deverá ser lançado no último trimestre do ano, como um projeto-piloto. A implantação em maior escala ocorreria apenas em 2019.
Para o presidente da Abecs, Fernando Chacon, o produto deve ser lançado com taxas de juros baixas, próximas às cobradas em linhas de créditos com spreads baixos, para que seja competitivo, mas não citou qual poderia ser esse percentual. Chacon participou ontem do Ciab, evento de tecnologia bancária promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Hoje, os bancos já oferecem a opção de financiamento de compras no cartão de crédito com juros, em casos em que o lojista deseja vender apenas à vista. As taxas giram em torno de 3% ao mês.
De acordo com Chacon, o novo crediário estará disponível nas máquinas que capturam transações com cartão (POS, na sigla em inglês) e chegará ao mercado a juros "extremamente competitivos". Ele afirmou ainda que o foco do novo produto, apresentado ao Banco Central (BC) como uma alternativa para reduzir o prazo de pagamento ao lojista, não visa substituir nenhuma outra solução - como, por exemplo, o parcelado sem juros -, mas contribuir para um novo salto do mercado de pagamentos no País, endereçando uma demanda dos lojistas.
O novo crediário deve beneficiar, conforme Chacon, principalmente os pequenos lojistas. Também presente, o presidente da GetNet, Pedro Coutinho, afirmou que esses estabelecimentos não conseguem hoje oferecer parcelamentos longos aos seus clientes, o que será possível com o novo crediário.
O novo crediário já nascerá, conforme a proposta dos bancos ao BC, com tempo de pagamento de, no máximo, cinco dias. Como esse tende a ser o prazo limite, a ideia é que o produto estimule a concorrência no segmento de cartões.
Pessoas com bom histórico de pagamento teriam juros menores, enquanto maus pagadores poderiam pagar mais no parcelamento mensal. O lojista não participaria dessa análise de crédito.
Segundo fontes que participam das discussões, as empresas trabalham com um juro de cerca de 3% ao mês, semelhante ao do crédito consignado. É também próximo da taxa cobrada pelos adquirentes (donos de maquininhas de pagamento) para realizar as operações.
A decisão de tomar o crediário - com mais prazo para pagar - ou optar pelo parcelamento sem juros ficaria a critério do cliente. O setor já estaria trabalhando em uma infraestrutura que permitiria que, na hora do pagamento, o consumidor conseguisse comparar qual a melhor alternativa, com simulações que incluiriam os cenários com e sem juros, e prazos diferentes.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO