Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 14 de Dezembro de 2021 às 13:19

Laçador deve ser reinaugurado na segunda metade de janeiro

Estátua recebeu estrutura interna para absorver impactos dos carros da BR-116

Estátua recebeu estrutura interna para absorver impactos dos carros da BR-116


Giulian Serafim/PMPA/divulgação/JC
Diego Nuñez
A estátua do Laçador, que passa por restauração desde setembro, deve retornar ao seu sítio, localizado em frente ao primeiro terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na avenida Zaida Jarros (BR-116), e ser novamente exposto ao público na segunda metade de janeiro.
A estátua do Laçador, que passa por restauração desde setembro, deve retornar ao seu sítio, localizado em frente ao primeiro terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na avenida Zaida Jarros (BR-116), e ser novamente exposto ao público na segunda metade de janeiro.
A estátua inspirada no folclorista Paixão Côrtes exigiu mais dos restauradores do que o esperado. A estrutura de 4,48 metros apresentava diversas rachaduras e não poderia esperar mais para passar por um processo de restauração. “Ainda bem que está passando por essa restauração agora, porque não sabemos se ele não ia amanhecer no chão se demorasse mais. As pernas apresentavam muitas rachaduras. O ponto mais crítico era realmente a parte inferior”, relata a arquiteta Verônica Di Benedetti, coordenadora técnica do Projeto Construção Cultural - Resgate do Patrimônio Histórico, promovido pelo Sindicato dos Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS).
Os trabalhos de restauração devem ser concluídos até 10 de janeiro e o Laçador deve ser transferido ao sítio no dia 11. Porém, ele não será imediatamente exposto. No local, precisará haver um trabalho de preparação da estátua. A previsão é de que a reinauguração possa ocorrer por volta do dia 20 de janeiro.
No momento, o Laçador já encontra-se de pé - quando iniciou-se o processo de restauração, ele precisou ser imediatamente deitado por conta das rachaduras presentes na parte inferior.
A estátua ganhou uma nova estrutura interna. “Toda a movimentação era absorvida pela casca, que é o monumento em si. Essa estrutura interna absorve esses esforços da avenida. A trepidação é sensível, se você senta no sítio do Laçador percebe de maneira contundente o impacto dos carros. Já está pronta essa estrutura interna e as fissuras foram corrigidas através de um processo de solda que foi definido após vários testes”, explica Benedetti.
Enquanto os trabalhos na estátua avançam, a prefeitura de Porto Alegre busca parceiros que queiram assumir uma concessão do sítio. O Paço, por meio da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), já recebe propostas para a revitalização e manutenção do sítio. Empresas interessadas em adotar o espaço público, pelo período de dois anos, deverão formalizar suas propostas até o dia 5 de janeiro do ano que vem. As propostas deverão conter o modelo paisagístico proposto pelo adotante.
Esse casamento de datas pode permitir que o Laçador volte a ser exposto ao público já com a empresa parceira. A restauração ocorrer próxima ao aniversário de Porto Alegre representa muito. É um símbolo da cidade, e ter o sítio revigorado abre a possibilidade que os turistas possam chegar ali. É um começo maravilhoso do aniversário da cidade”, afirma o secretário municipal extraordinário dos 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki.
A restauração foi inicialmente orçada em R$ 900 mil, mas os recursos não devem ser integralmente aplicados, segundo o coordenador do projeto, Zalmir Chwartzmann: “O orçamento é de 2019, e todo mundo sabe o quanto material de construção e mão de obra subiram nesse meio tempo. Mesmo assim, não só não vamos gastar todo os R$ 900 mil como também, evidentemente, teremos que devolver o que não for empregado”, afirmou.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO