Porto Alegre, domingo, 26 de setembro de 2021.
Dia Nacional dos Surdos.
Porto Alegre,
domingo, 26 de setembro de 2021.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Eventos

- Publicada em 26/09/2021 às 14h43min.

Aniversário de 250 anos de Porto Alegre tem calendário oficial e selo comemorativo

Melo fez o lançamento da programação oficial no Parque da Redenção

Melo fez o lançamento da programação oficial no Parque da Redenção


Mateus Raugust/PMPA/JC
As comemorações dos 250 anos de Porto Alegre já começaram. O evento de lançamento da programação oficial prévia e do selo comemorativo, neste domingo (26), no Parque Farroupilha (Redenção), marcou o início da festa.
As comemorações dos 250 anos de Porto Alegre já começaram. O evento de lançamento da programação oficial prévia e do selo comemorativo, neste domingo (26), no Parque Farroupilha (Redenção), marcou o início da festa.
Desde as 10h30, várias ações atraíram o público que passeava pelo parque e também aqueles que foram especialmente para o lançamento. Brinquedos infantis foram disponibilizados pelo Sesc/RS e pipoca e algodão doce foram doados para as crianças curtirem a manhã. Logo após, as atrações foram apresentações de entidades beneficiadas com recursos do Funcriança, através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente: Projeto Surfar, com capoeira; Cesmar, com percussão; e Instituto São Benedito, com dança e práticas circenses.
A partir das 11h, o evento teve a presença de autoridades, incluindo o prefeito da Capital, Sebastião Melo, que ressaltou um novo momento para a cidade.
“A celebração dos 250 anos vem com um desejo de retomada, de reconstrução de uma cidade boa para todos, uma Porto Alegre com desenvolvimento e que promova a proteção social. Estamos trabalhando muito para que sejam crescentes os nossos motivos de celebração” - Prefeito Sebastião Melo.
O vice-prefeito Ricardo Gomes também acompanhou o evento. O secretário Extraordinário para os 250 anos, Rogério Beidacki, foi o responsável pela apresentação, que começou com uma poesia de Mario Quintana, com Liliana Cardoso e Luiz Coronel. Logo após, iniciaram-se as apresentações musicais com Fernando Pratti no saxofone, Genésio da Redenção no bandolim, Hique Gomes e Victor Hugo, cantando músicas de Porto Alegre, e a apresentação da Escola de Samba da Restinga. "Queremos agradecer a todos que participaram deste momento histórico. Os artistas, que não receberam cachê, nossa equipe da secretaria e da prefeitura e os parceiros como Unimed, Sesc/RS e a União Nacional dos Bombeiros Civis."
Vídeos num telão mostraram os diversos pontos positivos da Capital e ressaltaram nossa diversidade cultural, gastronômica, turística, inovação, saúde, além do Centro Histórico. Foi apresentado também o selo comemorativo, que traz no colorido toda essa diversidade e alegria com o aniversário de dois séculos e meio de Porto Alegre.
Calendário de eventos
A programação foi desenvolvida durante dois meses pela prefeitura, através da Secretaria Extraordinária para os 250 anos de Porto Alegre, e conta com mais de 200 atrações que vão de 26 de setembro de 2021 a 31 de dezembro de 2022. São eventos dos mais variados, produzidos pela prefeitura, organizações sem fins lucrativos e iniciativa privada. Esporte, lazer, cultura, turismo, educação, inovação e desenvolvimento social e econômico são os principais temas a serem abordados durante o período de comemoração.
Segundo Beidacki, a programação quer envolver toda a comunidade e ajudar a fortalecer a relação dos porto-alegrenses com a cidade. “Temos eventos para todos os públicos, para todas as idades e todas as classes sociais. Nesses 250 anos, queremos aproximar ainda mais o cidadão da Capital e aumentar o orgulho pela nossa Porto Alegre”, disse.
Muitas novidades estão entre a programação e eventos importantes surpresa serão incluídos ainda durante o período. Uma das novidades será o Natal de Porto Alegre, que acontecerá pela primeira vez nos quatro fins de semana de dezembro, começando no dia 4, com shows e a chegada do Papai Noel na Usina do Gasômetro. Outra atração é a volta do show de Ano Novo na Orla 1 e a retomada do Baile da Cidade, na véspera do aniversário de Porto Alegre, em 25 de março, na Redenção. Durante o baile, 250 meninas em situação de risco serão debutantes, proporcionando inclusão social e dignidade.
Os eventos contam com parcerias diversas, como entidades de classe, produtoras culturais, empresa do ramo de eventos, organizações esportivas e associações comunitárias. Fecomércio, Sesc e Senac estão entre os parceiros e vão promover ações conjuntas com a prefeitura.
Conteúdo Publicitário
Comentários CORRIGIR TEXTO
Conteúdo Publicitário